Rede municipal decide participar do Saresp

Tribuna Impressa/Araraquara

qua, 03/06/2009 - 9h38 | Do Portal do Governo

Araraquara é uma das 207 cidades que manifestaram interesse em aderir neste ano à avaliação da rede municipal de ensino pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Antônio Martins, secretário municipal de Educação, acredita que “o Saresp será um instrumento importante para avaliar o desempenho dos alunos”.

Despesas

O secretário afirma que “o Estado possibilitou, pela primeira vez, a participação sem custos para os municípios interessados”. A Secretaria de Estado da Educação confirma que as escolas municipais terão as despesas com o Saresp pagas pelo Governo estadual.

O Saresp é aplicado aos alunos da 2a, 4a, 6a e 8a séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e aos estudantes do 3o ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3o, 5o, 7o e 9o anos. As provas serão realizadas de 10 a 12 de novembro. As disciplinas avaliadas no Saresp são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação.

Para as escolas estaduais, os resultados das avaliações do Saresp implicam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), índice estipulado para cada escola do governo do Estado que calcula o bônus dos professores da rede.