Rede de reabilitação tem condicionamento físico para idosos

O Serrano/Serra Negra

sex, 26/06/2009 - 9h10 | Do Portal do Governo

Unidade Lapa oferece caminhadas, dança, entre outras atividades

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, iniciativa do governo do Estado de São Paulo voltada à reabilitação e capacitação das pessoas com deficiência, possui também programas específicos para os idosos. As atividades acontecem na Unidade Lapa, na capital, para condicionamento cardiovascular e respiratório, além de força muscular.

A programação inclui atividades como caminhada, alongamento, condicionamento físico e dança. Quando os pacientes chegam à unidade passam por uma avaliação médica e começam as atividades. Os cerca de 200 profissionais do local indicam que frequentem as aulas três vezes por semana – intercalando as atividades. Estes profissionais analisam o desenvolvimento e aulas de cada um que participa das atividades, para que o idoso tenha também um acompanhamento médico.

A Unidade Lapa (antiga Estação Especial da Lapa) existe desde 1990. Assim como as unidades paulistanas da Vila Mariana (em reforma e ampliação atualmente) e Umarizal, está ligada ao Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas. Os três centros de atendimento foram incorporados à Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada no ano passado. Juntas mantêm uma equipe multidisciplinar de cerca de 500 profissionais.

Em maio, o local finalizou uma segunda etapa de obras. A Unidade Lapa passou a ser a única, dentre as paulistanas, a oferecer gratuitamente aos pacientes Cursos para Capacitação Profissional (panificação, manutenção predial, informática, montagem e manutenção de computadores), Esporte Adaptado e Oficinas Terapêuticas (Teatro, Dança, Artes Têxteis e Manuais, Sensibilização Musical, Desenho e Pintura, Cerâmica, entre outros).  Parte das oficinas também passou por uma reforma recente, a fim de otimizar o espaço, facilitar o acesso dos pacientes e possibilitar que os visitantes e transeuntes que estão fora vejam o desenvolvimento das atividades por meio de janelas de vidros.