Recadastramento de servidor começa em fevereiro

Agora SP - Sexta-feira, dia 5 de janeiro de 2007

sex, 05/01/2007 - 11h05 | Do Portal do Governo

Agora SP

O recadastramento de servidores estaduais começa no início de fevereiro. Devem prestar informações cerca de 726 mil funcionários da ativa.

“No começo do mês que vem teremos isso pronto”, disse ontem o secretário de Gestão e Administração do governo, Sidney Beraldo. A regulamentação que determinará os detalhes finais do censo deve ser publicada até o dia 20 deste mês.

Passarão pelo recadastramento servidores da administração direta, inclusive a Polícia Militar, e de autarquias.

De acordo com Beraldo, quem não prestar as informações no prazo estipulado será avisado pelo departamento de recursos humanos de onde trabalha. Caso perca essa segunda chance, o pagamento é suspenso até que seja feito o recadastramento.

Internet

Uma espécie de “portal” será criado na internet pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), que responde pela folha de pagamento do funcionalismo paulista.

Cada servidor receberá, na convocação, as instruções para acessar o site e gerar uma senha, que ele usará para preencher o cadastro.

Os funcionários que não puderem usar internet terão que pedir um formulário de papel na área de recursos humanos do local onde trabalha. Depois de preenchê-lo, deverão entregá-lo de volta à unidade para que as informações sejam colocadas no site.

O servidor deverá informar dados pessoais e profissionais, como CPF, RG, número de dependentes, escolaridade e tempo de trabalho.

Otimização

A justificativa para o censo é conseguir uma “boa gestão da folha de pagamento”.

“Primeiro, vamos uniformizar os dados dos servidores. Em segundo lugar, atualizar esses dados, que podem estar incompletos ou mesmo errados”, diz Beraldo.

De posse dessas informações, segundo o secretário, o governo poderá realocar servidores de um setor saturado para outro em que haja falta de mão-de-obra. “Vamos verificar o excesso de funcionários”, diz Beraldo.

Por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), segundo Beraldo, pretende-se elaborar projetos de capacitação.

Os dados também devem servir para uma futura implementação da conta salário -que não tem taxas nem impostos- e para fazer o cálculo de aposentadorias.

Anunciado na posse do novo governador, José Serra (PSDB), o recadastramento dos servidores ganhou a pecha de “caça aos fantasmas” depois que o tucano disse que “desconfia-se” da existência de funcionários que recebem pagamento sem trabalhar.

Beraldo descarta que esse seja o objetivo principal do censo. Entretanto, o governo admite que possam existir fantasmas na folha de pagamento paulista. Também poderão ser identificados outros tipos de fraude, se houverem, como valores de aposentadoria indevidos. (Vitor Sorano)