Raio X na estrada vai ajudar combate ao roubo de cargas

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 17 de agosto de 2005

qua, 17/08/2005 - 9h54 | Do Portal do Governo

Secretaria de Segurança Pública testa aparelho que faz um raio X do material transportado em caminhões

CHARLISE MORAIS

Uma nova arma de combate ao roubo de cargas, contrabando de armas e drogas foi testada ontem em São Paulo pelos policiais do Deic, na Rodovia dos Bandeirantes. O Silhouette Scan, ou scanner de raio X, é um equipamento que consegue identificar o tipo de carga que é transportada pelos caminhões. É de origem alemã e foi cedida pela empresa fabricante, a Smiths Heimann, para ser testada pela Secretaria de Segurança Pública. Se for aprovado, poderá ser adquirido para ajudar no combate ao crime organizado.
‘O crime evoluiu e a polícia precisa de equipamentos de última geração para auxiliar no combate’, argumentou o delegado titular da 2ª Divecar, Aberto Mateus.

Os testes foram realizados durante todo o dia e ainda são necessários alguns ajustes para que o equipamento possa oferecer as informações com a clareza que a polícia espera. ‘Estou satisfeito, mas devemos fazer mais testes’, explicou o diretor do Deic, Godofredo Bittencourt.

Para se certificar da eficácia do equipamento, um fuzil foi colocado pelos policiais do Deic dentro da carroceria de um caminhão que transportava caixas de madeira. O monitor da sala de controles mostrou cores diferentes para cada tipo de material. O metal, por exemplo, aparece em azul e a madeira em vermelho. No teste foi possível visualizar a arma em meio à carga.

Outras armas de menor porte serão testadas ainda. ‘Vou dificultar cada vez mais a máquina, até que ela consiga identificar um canivete’, concluiu Bittencout.

Os caminhoneiros tiveram que reduzir a velocidade de seus veículos para 10 km/h para passar pelo raio-X. ‘Qualquer coisa que envolva segurança para a gente é bem vindo. Às vezes nem sabemos o que estamos transportando’, explicou Antônio Marcos Cordeiro, 31 anos, há dez como caminhoneiro.