Radial Leste ganhará ciclovia

Jornal da Tarde - Terça-feira, 7 de agosto de 2007

ter, 07/08/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Trocar o congestionamento infernal enfrentado dentro dos carros por algumas horas de pedalada ao ar livre. Essa é a proposta da Companhia do Metropolitano (Metrô), desenvolvida em parceria com a Prefeitura, para os motoristas fugirem do trânsito da Radial Leste (principal acesso viário entre os bairros da Zona Leste e o Centro de São Paulo). A idéia é construir uma ciclovia de 12,2 quilômetros no sentido centro da Radial, ao longo da Linha Vermelha do Metrô, entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.

O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual dos Transportes, que garantiu que a licitação para as obras começa nos próximos dias. Segundo informações do Metrô, a pista para bicicletas na Radial Leste deve ser entregue aos paulistanos em janeiro do ano que vem. O investimento para a implantação é de R$ 9 milhões, incluindo a construção de dois bicicletários, um na estação Itaquera e outro na Carrão.

O projeto da ciclovia na Radial foi batizado de ‘Caminho Verde’ e contempla ainda melhoras na iluminação pública da via, plantio de árvores e sinalização específica para os ciclistas e motoristas, com o objetivo de evitar acidentes.

Para o engenheiro de transporte da Universidade de São Paulo (USP), Silvio José Rosa, os motoristas de São Paulo, no geral, ainda têm muita resistência em encarar a bicicleta como um meio de locomoção viável para uma metrópole como a Capital. ‘Existe um estigma muito presente na nossa sociedade. Ou a bicicleta é vista como uma forma exclusiva de lazer ou é associada como uma maneira de transporte de quem não tem muitas condições financeiras’, afirmou.

Rosa diz que a mudança deste conceito é necessária para uma Cidade que todos os dias sofre com o excesso de veículos e, por conseqüência, com os poluentes lançados no ar. ‘A implantação de uma ciclovia em uma via tão movimentada como a Radial é o primeiro passo para mudar o quadro de São Paulo, composto por poluição e trânsito constante. A bicicleta passa a ser uma alternativa eficiente de transporte, que não polui e ainda ajuda a manter o preparo físico.’

Economia, saúde e otimização do tempo. O analista de sistemas Sérgio Agusto Affonso, 36 anos, utiliza todos estes argumentos na hora de concordar com o engenheiro. Há anos, ele elegeu sua magrela como única forma de locomoção entre sua casa (no Ipiranga), a faculdade (na Avenida Paulista) e o trabalho (no quilômetro 12 da Rodovia Anchieta). ‘Dá uma média de 60 quilômetros pedalados por dia. Mas chego muito mais rápido do que os colegas motorizados’, garante o ciclista.

O analista de sistemas diz que evita a todo custo a Radial Leste, ‘por receio dos acidentes’, apesar de sempre precisar ir à Zona Leste, onde moram seus amigos ciclistas. Empolgado com a promessa de uma ciclovia na Radial, Affonso aposta que a nova pista para bicicletas vai aumentar o número de ciclistas paulistanos. ‘E também o respeito dos motoristas com a gente.’