Quatro Estados se unem para resgatar rota dos tropeiros

O Estado de S.Paulo - Quinta-feira, 9 de setembro de 2004

qui, 09/09/2004 - 16h25 | Do Portal do Governo

Projeto sobre a rota que semeou cidades cria um instituto e será apresentado amanhã

JOSÉ MARIA TOMAZELA

SOROCABA – A rota criada pelos tropeiros paulistas, que entre os séculos 18 e 19 saíam de Sorocaba para adquirir muares chucros no Sul do País, será resgatada em um projeto envolvendo as Secretarias de Turismo dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O roteiro, denominado Caminho das Tropas, pretende desenvolver, ao logo do percurso entre Sorocaba e Viamão, perto de Porto Alegre, atividades culturais e de resgate das tradições.

O projeto será apresentado amanhã em Sorocaba. A idéia é desenvolver o roteiro de maneira que, com o tempo, ele se torne independente dos governos.

Para conseguir esse objetivo, será criado o Instituto Caminho das Tropas, integrado por representantes dos quatro Estados. O programa pretende recuperar o ciclo do tropeirismo no Brasil.

Segundo o historiador Haroldo Prestes Miramontes, autor do livro O Tropeiro Neto de Sorocaba, nas idas ao Rio Grande do Sul para juntar tropas, os paulistas semearam cidades. ‘Eles escolhiam lugares aprazíveis e bem servidos de água para descansar os animais. Ali passava a ser um ponto de pouso que, depois, ia ganhando uma casa comercial, uma fazenda e virava vilarejo.’ Muitas cidades importantes, segundo Miramontes, surgiram dessa forma.

Sorocaba, por exemplo, embora fundada por bandeirantes, ganhou projeção política e econômica por causa das feiras de muares, um dos eventos comerciais e culturais mais importantes do Brasil na época.

O roteiro vai explorar esse passado. Passeios a cavalo, organizados por agências de turismo, percorrerão os municípios por onde passavam os tropeiros.

Etapas – Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, o resgate da história faz parte do contexto turístico.

‘Mesmo trabalhando o turismo como um produto, que cria trabalho e renda para as regiões, nos preocupamos com nossa cultura, que deve ser transformada em conhecimento.’

O projeto será executado por etapas, em cada Estado. Em São Paulo, vai abranger inicialmente o trecho de Sorocaba a Itararé, passando por Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Alambari, Itapetininga, Capão Bonito, Taquarivaí e Itapeva. Em São Paulo, o Largo da Memória era parada obrigatória para troca de mercadorias.

O secretário-executivo de Turismo, Marco Antonio Castello Branco, vai representar o governo paulista no evento de amanhã em Sorocaba. ‘Eles surgiram com a exploração do ouro, mas não eram mineiros. Firmaram-se com o transporte de gado, mas não eram vaqueiros. Dedicaram-se ao café, mas não eram lavradores. Viviam a levar e trazer produtos, mas não eram caixeiros-viajantes. Eram tropeiros, homens de hábitos simples, riso largo, sem parada, mas com destino certo. Eles ajudaram a desbravar este País’, escreveu Castello Branco em artigo no Estado.

No evento, estarão presentes ainda os secretários de Turismo do Paraná, Celso Caron; de Santa Catarina, Gilmar Knaesel; e do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, além de prefeitos dos municípios participantes.