Quatro empresas vão cuidar do jardim do Tietê

Jornal da Tarde - segunda-feira, 20 de março de 2006

seg, 20/03/2006 - 12h25 | Do Portal do Governo

Na inauguração da principal obra de sua gestão, o governador Geraldo Alckmin anunciou um convênio entre Sabesp, Nossa Caixa, Cetesb e Cesp para a manutenção dos 50 km do canteiro ao longo do rio

SILVIA AMORIM e

ADRIANA CARRANCA

O governador Geraldo Alckmin assinou ontem na festa de inauguração das obras do Rio Tietê um convênio com quatro empresas do governo do Estado – Sabesp, Nossa Caixa, Cetesb e Cesp – para a manutenção dos 50 quilômetros de jardim ao longo do rio. Alckmin, que deixa o cargo no fim do mês para disputar a Presidência da República, também autorizou a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos a iniciar os estudos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para ajudar na manutenção das obras de rebaixamento da calha do Tietê.

“A manutenção já começa imediatamente. Começamos com quatro empresas do governo e pretendemos ampliar com a iniciativa privada”, discursou o governador.

A limpeza regular do leito e das margens do rio é fundamental para impedir que areia e lixo trazidos pela chuva voltem a se acumular no Tietê, o que comprometeria o trabalho dos últimos anos para reduzir os riscos de transbordamento. Durante quatro anos, as máquinas responsáveis pelo rebaixamento da calha do rio retiraram de suas águas 15 toneladas de lixo por dia. Sem a remoção do entulho seria impossível realizar o serviço. “O Tietê é o ralo da cidade”, diz Mauro Arce, secretário de Recursos Hídricos. Segundo a secretaria, barcaças vão circular pelos 25 quilômetros do trecho urbano do Tietê dragando e levando dejetos para aterros sanitários.

Alckmin fez questão de dividir os louros com os ex-governadores Franco Montoro e Mário Covas, já falecidos. “Montoro está feliz. O Mário Covas é o responsável por essa grande obra”, disse, no discurso.

Arce foi cuidadoso, apesar do clima de euforia da inauguração, quanto à questão das inundações. “Eu diria que é mínima a probabilidade de transbordamentos. Mas não podemos dizer que isso nunca mais vai acontecer. Quem disser isso pode queimar a língua.” A obra aumentou em 60% a capacidade de escoamento do rio.

A próxima empreitada, disse Alckmin, é a despoluição do Tietê e do Pinheiros. Cerca de 300 mil ligações de esgoto serão feitas na região do Pinheiros. O governador também anunciou investimento de R$ 1 bilhão em obras de saneamento no litoral, previstas para começar no segundo semestre.

A comemoração pela entrega da obra reuniu cerca de 500 pessoas às margens do Tietê, na altura do Cebolão. O prefeito José Serra, que participou do evento, também citou projetos da Prefeitura para a Marginal do Tietê. Além da construção de uma nova pista pedagiada em cada sentido – ainda em fase de estudo – , Serra disse que pretende recapear até junho todas as alças de acesso às pontes. “Já investimos R$ 6 milhões em recapeamento de pontos críticos e estamos planejando refazer ainda neste semestre todas as alças da Marginal.”