Qualificação para o trabalho

Diário de S. PauloO Brasil vive uma situação inusitada: sobram vagas de trabalho nas empresas, mas o desemprego ainda é grande. Os classificados dos jornais trazem muitas ofertas de trabalho, […]

qui, 14/07/2011 - 11h40 | Do Portal do Governo

Diário de S. Paulo

O Brasil vive uma situação inusitada: sobram vagas de trabalho nas empresas, mas o desemprego ainda é grande. Os classificados dos jornais trazem muitas ofertas de trabalho, mas a região metropolitana de São Paulo ainda tem cerca de 600 mil desempregados. E o desemprego é dramático para a pessoa, que perde a confiança e a tranquilidade para sua família. Qualificação: essa é a palavra que, muitas vezes, separa o trabalhador do emprego. As empresas, até mesmo as mais simples, estão cada vez mais modernas e precisam de trabalhadores capazes de participar de processos elaborados.

É essa a situação que leva o governador Geraldo Alckmin a criar o Via Rápida Emprego, um programa que vai na veia do problema do desemprego: oferecer cursos rápidos, de no máximo três meses de duração, para melhorar a qualificação de quem mais precisa: desempregados, beneficiários de programas estaduais de transferência de renda, jovens carentes, idosos, presos, portadores de deficiência física.  São mais de 130 cursos diferentes, como rotinas de escritório, eletricista, produção de açúcar e álcool, motorista de carga, camareiro, cuidador de idosos, manicure, manutenção de micro e muitos outros. Os cursos serão oferecidos em todo o estado e em cada região será oferecida formação compatível com a vocação econômica local. Além dos cursos em salas de aula, 12 carretas vão percorrer todo o estado com laboratórios e cursos.

Quem não tem renda ganha bolsa de R$ 330 mensais para estudar, incluído o transporte. Os interessados podem se inscrever no portal www.viarapida.sp.gov.br. No segundo semestre serão oferecidas 30 mil vagas e até 2014 cerca de 400 mil pessoas terão qualificação profissional e com ela terão chances muito maiores de entrar no mercado de trabalho e ter renda. O objetivo é um só: oferecer oportunidade para quem mais precisa.

Paulo Alexandre Barbosa é secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do estado de São Paulo