Quadrilha do uniforme é presa na Zona Leste

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

qui, 17/02/2005 - 8h50 | Do Portal do Governo

Quatro integrantes do bando que roubava casas vestidos de carteiros ou PMs estão na cadeia

JOSÉ LUÍS DACAUAZILIQUÁ
e MARIANA PINTO

Quatro integrantes de uma quadrilha especializada em assaltar residências usando roupas de carteiro e de policial militar, foram presos anteontem. Há suspeitas de que o grupo, formado por 12 pessoas, também tenha roubado casas de veraneio e prédios de luxo. Outros dois assaltantes que haviam roubado um edifício na região central também foram presos anteontem. Eles entraram no local, depois que um homem de terno e gravata, fingindo-se interessado na compra de um apartamento, teve a entrada liberada pelo porteiro. Ele carregava uma metralhadora sob o paletó.

O bando foi detido na Zona Leste da Capital. A polícia chegou até o grupo depois de encontrar um carro roubado por eles durante um assalto a uma residência ocorrido no último dia 5, na Vila Jaguara, Zona Leste. Doze pessoas (oito homens e quatro mulheres) participaram do roubo. Armados com metralhadoras, eles levaram um Corsa e um Celta dos moradores. O Corsa foi encontrado dias depois em Mongaguá, Litoral Sul. Dentro dele, policiais encontraram documentos de Josiane Rozante da Silva, 28 anos.

Assaltante agia na Praia Grande

Com os documentos, a polícia conseguiu chegar até Josiane. Ela foi presa em sua casa. Investigadores descobriram que outros integrantes da quadrilha moravam em um cortiço na Rua Fernando Pizarro, Vila Cisper, também na Zona Leste. Lá, foram presos David Willian Bezerra, 25 anos, e um casal de adolescentes. O jovem, de acordo com a polícia, dormia com uma pistola ponto 40 embaixo do travesseiro. ‘Essa arma possivelmente foi roubada da Polícia Militar’, disse o delegado Carlos Alberto Delayê Carvalho, titular da Delegacia de Desmanche do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado.

Segundo ele, Bezerra saiu da cadeia em 2001. Age na Praia Grande. Tem passagens por roubo e furto. No cortiço, a polícia encontrou três fardas da Polícia Militar, um uniforme de carteiro, uma espingarda calibre 12 artesanal e uma pistola 380. No local também havia rolos de fita adesiva, que, de acordo com a polícia, era usada para calar as vítimas.

Dois dos presos foram reconhecidos pelos moradores do assalto na Vila Jaguara. Comerciantes que tiveram uma loja roubada em Guarulhos, em janeiro, reconheceram os adolescentes. ‘Vamos chamar agora outras vítimas e ver se elas os reconhecem’, disse o delegado.

Delayê contou já ter identificado parte dos oito integrantes do grupo. Investigações feitas pela polícia dão conta de que a quadrilha é chefiada por uma mulher.