Próxima terça-feira será o ‘dia D’ do combate à dengue

Jornal da Tarde - Sábado, 20 de março de 2004

sáb, 20/03/2004 - 12h38 | Do Portal do Governo

Secretaria Estadual da Saúde distribuirá folhetos explicativos e fará campanha de prevenção nas escolas

ARTHUR GUIMARÃES

Na próxima terça-feira, a Secretaria de Estado da Saúde organizará o ‘dia D’ do combate à dengue. O evento, cujo slogan é Chute a Dengue para Fora Daqui, deve reunir cerca de 10 mil pessoas em todo o Estado, entre técnicos do governo e voluntários. A ação é uma estratégia para reforçar a campanha de prevenção ao vírus, que costuma se proliferar nos meses de março e abril, depois da chuva e do calor característicos do verão.

Na data, serão entregues à população 30 mil folhetos explicativos, 10 mil bolas temáticas e 10 mil adesivos. As escolas serão o principal alvo do evento. Também na terça-feira será apresentado o mascote Dengue Boy (foto), personagem que imita um jogador de futebol que chuta uma bola decorada com desenhos do mosquito Aedes aegypti. Mais de 10 mil máscaras do boneco foram produzidas pela secretaria.

Estudos mostram que a doença está tecnicamente controlada. No primeiro bimestre de 2004 foram confirmados 305 casos – 94% a menos do que em janeiro e fevereiro de 2003, quando 5.091 pessoas foram infectadas. No entanto, as ações de prevenção devem ser permanentes. ‘Essa diminuição pode dar a falsa impressão de que o problema não merece mais atenção, o que é um grande engano’, explica o coordenador da Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria Estadual da Saúde (SUCEN), Luis Jacinto.

O Aedes aegypti é um mosquito parecido com o pernilongo comum (Culex). A principal diferença é que o Aedes possui corpo escuro com pontos brancos nas patas e dorso. O Culex é só escuro. Eles também agem em horários diferentes:

o Aedes pica durante o dia e o Culex tem hábito noturno. O mosquito da dengue se adaptou bem ao ambiente urbano, já que nele encontra criadouros artificiais para sua reprodução: água limpa parada em pneus, piscinas, garrafas, vasos de planta e outros objetos.

Os mosquitos acasalam 1 ou 2 dias depois de tornarem-se adultos. As fêmeas geram ovos e precisam botá-los em ambiente com água limpa. Em caixas d’água infestadas é comum encontrá-los nas paredes, perto da linha da água. Em contato com água, ovos se transformam em pupa, em larva e depois em inseto alado. Esse período dura de 10 a 12 dias. Quando adultos, vivem cerca de 45 dias. A temperatura também é fundamental para o ciclo reprodutivo: ao redor de 25ºC.