Próxima estação: bastidores do Metrô

Jornal da Tarde - Domingo, 7 de dezembro de 2003

seg, 08/12/2003 - 10h05 | Do Portal do Governo

Todos os sábados, o Metrô abre seus setores proibidos para o público. O passeio leva em torno de uma hora

Tudo que você sempre quis conhecer sobre os bastidores da Companhia do Metropolitano (Metrô) pode ser visto todos os sábados, desde que os usuários agendem um horário em qualquer uma das estações.

O passeio leva em torno de uma hora e uma das atrações mais esperadas é o momento de viajar na cabine do condutor do trem, de onde se tem uma visão inusitada.

A iniciativa faz parte do programa Conheça o Metrô, criado há três anos. Na primeira etapa da visita, o grupo, geralmente formado por 12 pessoas, assiste a uma palestra e a um filme e fica sabendo o que vão conhecer na estação.

“A proposta é tirar essa idéia de que o Metrô serve apenas para transportar os usuários.

“Todos podem saber como funcionamos. É que não dá para abrir todas as nossas dependências sem um acompanhamento de um profissional”, disse Antonio Aparecido Lazarino, assistente do gerente de operações da companhia. Lazarino ainda completou: “O espírito do programa é tornar amigável a relação da empresa com todos os passageiros.”

Quando começa o passeio pela estação, três monitores tiram as dúvidas e ensinam como funcionam os equipamentos, principalmente o Centro de Controle Operacional (CCO), que entrou em funcionamento em 1999, com um novo sistema informatizado.

Após essa parada é a vez de entrar na cabine do condutor. “A pessoa viaja de um ângulo diferente do que está acostumada. É uma parte muito interessante do programa”, disse Lazarini.

Segundo o Metrô, até outubro deste ano, 557 pessoas já visitaram a companhia. As estações mais procuradas são as da Linha Verde, que faz a Avenida Paulista, a estação Santa Cruz, que faz parte da Linha Azul, e a Tatuapé, que faz parte da Linha Vermelha.

Ao fim do trajeto, o grupo recebe uma apostila com o resumo do que viram e podem levar para a casa para divulgar o programa para outros interessados. Quem visita as estações também será cadastrado para o envio de mala direta.

Informações – As visitas podem ser agendadas durante a semana, com os funcionários do Metrô que qualquer estação. Há cartazes em painéis móveis fixados nas entradas das estações com a programação correta. A visita é gratuita. O site do Metrô é www.metro.sp.gov.br