Próxima estação: arte no metrô

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 8 de abril de 2004

qui, 08/04/2004 - 10h19 | Do Portal do Governo
A partir de hoje, 15 exposições tomam conta das estações de metrô. Para os passageiros, são todas grátis. Como algumas das obras estão além das catracas, o preço do ingresso para quem não pegou o trem é um bilhete: R$ 1,90. E, já que você está na estação, por que não rodar a cidade e ver outras mostras? “As pessoas ainda podem ganhar ingressos para assistir a filmes nacionais”, explica a coordenadora de marketing do Metrô, Ingrid Campos

JOVENS DA PERIFERIA VÊEM CIDADE EM 30 FOTOS

Na Estação Corinthians-Itaquera, última parada da linha vermelha sentido leste, está exposta a mostra ‘Olhar São Paulo’. Vários jovens carentes – de bairros da periferia da cidade de São Paulo – mostram o talento como fotógrafos em mais de 30 imagens, todas feitas por câmeras não profissionais em diferentes bairros e no centro da capital.

A 25 DE MARÇO PASSA PELA LINHA VERDE

Na Estação Clínicas (linha verde), a artista plástica Fátima Lourenço expõe, em parceria com o Senac, imagens da 25 de Março, uma das ruas mais famosas de São Paulo. A mostra ‘25 de Março em Vitrina’ focaliza a história da rua, que se transformou em um dos principais pontos do comércio paulistano e reduto de imigrantes libaneses e sírios.

UMA ESTAÇÃO LIMPA E LONGE DO LIXO

Até o dia 30 de abril, a Estação Vila das Belezas (nova linha lilás do metrô) vai dar uma aula de higiene aos paulistanos. ‘Pintou Limpeza’ é a exposição integrante da campanha homônima que tem como objetivo conscientizar a população da melhor forma de despejar e tratar o lixo doméstico. As obras de arte expostas são todas feitas com embalagens recicladas.

EM SANTO AMARO, A VEZ É DAS CRIANÇAS

Na Estação Santo Amaro (linha lilás), jovens e crianças de baixa renda – atendidos pela Casa do Zezinho, uma instituição na área da formação e apoio pedagógicos – prepararam oito cabines, cada uma com uma temática. Elas retratam a própria vivência nos bairros onde moram. Os temas são educação, meio ambiente, casa, família, saúde e violência.

ARRANJOS FLORAIS NA ESTAÇÃO LIBERDADE

Não poderia ser em outro lugar. Na Estação Liberdade – localizada no bairro homônimo e conhecido pelos imigrantes japoneses que fizeram a história do bairro – recebe a exposição ‘Vitrine de Ikebana’, de hoje até o dia 30 de abril. A estação recebeu trabalhos de ikebana – vaso com arranjos orientais, arte milenar japonesa baseada no arranjo floral. Quem visitar a mostra no domingo, pode aproveitar para conhecer a famosa feira da Liberdade, que vende de artesanato à comida japonesa.

A MAIS PAULISTA DAS AVENIDAS VAI À SÉ

Outra mostra na Estação Sé do Metrô é a ‘Imagens da Avenida Paulista’, na qual serão expostos painéis com imagens que constam do livro ‘Conjunto Nacional – A Conquista da Paulista’. No livro, o jornalista Angelo Iacocca destaca a história da mais paulista das avenidas e dos cinqüenta anos do Edifício Conjunto Nacional, Centro comercial e pólo cultural da Avenida Paulista.

PROJETO DE PALÁCIO NA REPÚBLICA

Na exposição ‘Restauração do Palácio Campos Elíseos’, na Estação República (linha vermelha) será exibido o projeto de reforma deste prédio. Marco histórico da cultura da sociedade paulista, o edifício sedia hoje a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O Palácio Campos Elíseos é prova da influência da arquitetura francesa na construção de São Paulo.

A ÁGUA CONTA A HISTÓRIA DA CIDADE

A Estação Largo Treze (nova linha lilás do Metrô) recebe a exposição ‘Sabesp Ano 30’, na qual é relatada a história da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, destacando as principais soluções implantadas pela empresa para os problemas enfrentados por São Paulo com abastecimento de água e a organização do sistema de saneamento para a população.

UM SÉCULO E MEIO DE CAMINHOS DE FERRO

De hoje até o dia 30 de abril, a Estação Trianon-Masp sedia no espaço de exposições do Museu de Arte de São Paulo, a ‘Vitrine do Masp’, a mostra fotográfica ‘Caminhos de Ferro’. A mostra fotográfica, que pertence ao acervo da Coleção Pirelli-Masp, centra o foco em cenas de ferrovias antigas do País e faz homenagem aos 150 anos do transporte ferroviário no Brasil.

UMA DECLARAÇÃO DE AMOR À CIDADE

Fotografias inéditas de 450 fotógrafos integram a exposição ‘São Paulo: Um Caso de Amor com 450 Pontos de Vista’, que está na Estação Paraíso (linhas azul e verde do Metrô). Mais uma homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, a exposição conta com a curadoria da fotógrafa Teca Araújo e da jornalista Letícia Sá Motta. Cada uma das imagens exibidas mostrará como cada artista interpreta a beleza, os problemas e as particularidades da maior cidade da América Latina. A idéia é de que cada trabalho seja uma declaração de amor a São Paulo.

FOTOS RETRATAM 450 ANOS DE SP

Na Estação Sé (linha vermelha e azul), a Ação Cultural do Metrô escolheu uma mostra para homenagear o aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo, completados no dia 25 de janeiro deste ano.

A exposição de fotos ‘São Paulo de Portas Abertas’ pretende retratar aspectos pouco explorados da ‘terra da garoa’. Nos corredores da estação, imagens da fotógrafa e artista plástica Cláudia Proushan, que já lançou o livro ‘Tibet – No Coração do Himalaia’. Esse evento é uma realização do Crea/SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo).

OS ANJOS DA ESTAÇÃO SÃO BENTO

O ‘Espaço Design’ da Estação São Bento, no Centro da cidade, vai sediar, até o dia 30 de abril, a exposição ‘Anjos’. A mostra terá obras com representação de anjos feitas com materiais como terracota e madeira. As esculturas que estarão expostas ao público são de autoria do artista plástico Fabio Novi.

NA ANA ROSA, AS CORES BRASILEIRAS

Até o dia 30 de abril, na Estação Ana Rosa (linhas verde e azul do Metrô), na região próxima à Avenida Paulista, o público poderá apreciar as obras da mostra ‘Exuberantes Cores Brasileiras’. Nessa exposição de pinturas, serão exibidos nos corredores da estação trabalhos do artista plástico Roberto Rossi.

NA ÉPOCA EM QUE O RIO TIETÊ TINHA VIDA

Quem passar pela Estação Capão Redondo (nova linha lilás do Metrô) e dar uma olhada rápida nas fotos de pessoas andando de barco em um rio nem vai pensar que se trata do poluído Rio Tietê. Na mostra ‘Projeto Tietê’ encontram-se fotos históricas do rio que já teve vida. Realizada pela Sabesp, a exposição também conta o que está sendo feito para despoluir o rio hoje.

UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA BICICLETA

A Estação República abriga a mostra ‘Pedalando para o Futuro’ até o dia 30 de abril. A exposição conta a história da bicicleta desde o século 19, quando foi criado o “celerífero”, até os dias atuais. Realizada pela fábrica Caloi, a mostra reúne cerca de 25 peças, como réplicas do celerífero e da “draisiana” – um dos primeiros modelos – até aquelas utilizadas por esportistas.