Provas da Fuvest serão realizadas em 119 locais

Jornal da Tarde - Terça-feira, 18 de novembro de 2008

ter, 18/11/2008 - 10h16 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

A Fuvest divulgou ontem os locais de prova da primeira fase, que ocorrerá no domingo. São 119 endereços, 50 na capital e 69 no interior do Estado e região metropolitana de São Paulo. A lista está disponível no site.

Mais de 138 mil pessoas se inscreveram na prova. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13 horas, quando começará o exame. Não serão admitidos retardatários.

Os candidatos terão cinco horas para responder 90 questões sobre o conjunto das disciplinas básicas do ensino médio: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. Na média, para cada questão, o vestibulando disporá de três minutos e 20 segundos. O vestibulando só poderá sair do local da prova depois das 16 horas.

Ao todo, 10% das questões serão interdisciplinares. Todas as perguntas da primeira fase são do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta.

É necessário levar o original do documento de identidade. Para a realização da prova, a Fuvest aconselha a utilização de lápis nº2 e borracha. Os candidatos podem levar alimentos e água, mas devem deixar em casa bips, pagers, celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos.

Também é recomendado visitar o local do exame com pelo menos 24 horas de antecedência. A sugestão para quem fará a prova em uma cidade diferente da que reside é, por precaução, viajar no dia anterior ao exame. O candidato só poderá realizar a prova no local designado pela Fuvest.

Dicas

O coordenador da Unidade Tamandaré do Curso Anglo, Luís Ricardo Arruda de Andrade, sugere que os candidatos não acordem muito tarde no sábado. “Se não, é difícil dormir cedo”, afirma Andrade. “E no dia seguinte pode ficar difícil acordar.” Ele também recorda que, nesta época do ano, costumam ocorrer pancadas de chuva fortes em São Paulo. “Vale a pena sair cedo de casa para evitar contratempos: se possível, chegar um pouco antes de abrirem os portões às 12h30”, diz.

Para Andrade, os próximos dias são de revisão. “O aluno deve procurar consolidar os conhecimentos que já adquiriu”, aponta o coordenador. “Não vale a pena investir em conteúdos novos e desconhecidos.” Ele também aconselha que o sábado seja dedicado ao descanso.

A TV Estadão vai transmitir ao, a partir das 18 horas, a correção das questões da Fuvest realizada por professores do Curso Objetivo.