Prova define alunos que terão reforço

Agora São Paulo - Quinta-feira, 3 de abril de 2008

qui, 03/04/2008 - 12h27 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A governo de São Paulo mudou o critério que definirá quais alunos da rede pública terão direito a reforço de matemática e português. Uma prova a ser aplicada em 15 de abril irá substituir o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e decidirá, entre os alunos de 5ª à 8ª série e do ensino médio, quais receberão o intensivo.

No dia 13 de março, a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, havia anunciado que os alunos das 96 escolas que tiveram o pior desempenho em matemática no Saresp teriam um reforço da disciplina.

O exame que determinará o reforço irá avaliar o aprendizado adquirido por 3,6 milhões de alunos nos primeiros 42 dias letivos deste ano, em que a secretaria realizou uma ação com aulas enfatizando matemática e português e conteúdos do ano anterior.

“Foram seis semanas que o professor de geografia trabalhou os conteúdos de geografia, mas explorando gráficos e estatística, por exemplo. Queríamos identificar e enfocar assuntos que não foram bem aprendidos no ano anterior”, disse ontem a secretária.

A partir da prova, o reforço ficará a critério do colégio, de acordo com a disponibilidade do aluno e do professor. O resultado do Saresp 2007 será usado para a capacitação dos professores das escolas com os piores desempenhos -eles serão treinados pelos docentes dos melhores colégios. O Saresp apontou que a maioria dos estudantes da rede estadual não sabia matemática.

Ontem, o governo implantou uma apostila que padroniza o currículo escolar. O objetivo é orientar professores substitutos, que muitas vezes não sabem o que a turma está estudando.