Prova de português abre hoje 2ª fase do vestibular da Fuvest

Folha de S.Paulo - Domingo, 6 de janeiro de 2008

dom, 06/01/2008 - 11h25 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Mais de 37 mil vestibulandos irão participar da segunda fase da Fuvest, que começa hoje, às 13h, com o exame de português (inclui redação), obrigatório para todos os candidatos, independentemente da carreira.

A prova, com dez questões discursivas de interpretação de textos, gramática e literatura, valerá 40 ou 80 pontos -de acordo com a carreira. A redação, que deve ser uma dissertação em prosa, corresponde à metade da nota da prova.

O tema da redação deve seguir a tendência de anos anteriores e versar sobre algo abstrato, na avaliação de professores ouvidos pela Folha. Em geral, são dados textos de apoio.

No ano passado, foi sobre amizade e, no anterior, o tema foi o trabalho.

Em cada carreira haverá, além de português, até mais três provas, que variam conforme o curso. Amanhã, a prova é de história ou química. Geografia ou biologia será na terça-feira, dia 8. Física acontece na quarta, dia 9, e o vestibular termina na quinta, dia 10, com matemática.

A recomendação é não deixar nenhuma questão em branco, pois a banca examinadora considera as respostas parcialmente corretas. As notas de cada questão podem variar de 0 a 4. Os corretores não sabem a identidade do dono da prova.

Os candidatos concorrem a 10.302 vagas na USP, a 100 na Santa Casa de São Paulo e a 150 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

A Fuvest recomenda que o vestibulando antecipe por precaução a sua chegada ao local de prova hoje porque há previsão de chuva na hora da prova.

As provas serão realizadas em 39 escolas: 18 na Grande São Paulo e 21 no interior.

Os portões serão abertos às 12h30. O fechamento acontecerá às 13h, quando começará a prova. O candidato só poderá deixar a sala do exame a partir das 15h. O tempo máximo de prova é de quatro horas. É necessário apresentar o original do documento de identidade.

Mais informações poderão ser obtidas no Disque Fuvest (0/xx/11/3093-2444) ou no site www.fuvest.br.