Proteção à serra

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 25 de outubro de 2004

seg, 25/10/2004 - 9h42 | Do Portal do Governo

Editorial

É da maior importância a iniciativa do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, de elaborar, com apoio de instituições universitárias, o plano de manejo do Parque Estadual da Serra do Mar. Trata-se de um levantamento minucioso da área, de sua flora riquíssima e de sua fauna. Com base nesse trabalho, será possível adotar medidas mais eficazes de proteção a todo o ecossistema, em especial a extraordinária reserva de Mata Atlântica nele contida, com suas diversas espécies animais.

O parque, hoje, é administrado por núcleos, cada um seguindo a ótica de seu responsável. O objetivo é uniformizar as ações, ainda que respeitando as características singulares dos diferentes trechos. Segundo o geógrafo Sidney Raimundo, coordenador do projeto, vai-se definir, na forma de um verdadeiro estatuto, com regras estritas, não apenas condições de ocupação do solo, como também as atividades que ali poderão ser realizadas nos aspectos de pesquisas científicas e arqueológicas e no campo do turismo ecológico.

Uma das grandes preocupações, agora, é com o risco de ocorrência de novas invasões no território serrano. Não é para menos. Afinal, faltou esse cuidado no passado, e até em tempos mais recentes, o que provocou estragos irreparáveis naquele preciosíssimo patrimônio natural.