Prorrogadas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista

A Voz do Povo/Ilha Solteira

ter, 05/05/2009 - 10h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Abaçaí Cultura e Arte, prorrogou as inscrições para o Mapa Cultural Paulista 2009, que terminariam nesta quinta (30). Ela poderá ser feita até o próximo dia 08 de maio, no Departamento de Cultura, que vem funcionando provisoriamente no Centro Cultural, na Praça dos Paiaguás.

O projeto tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista, e é aberto a todos os municípios do Estado de São Paulo, representados por grupos e obras artísticas nas expressões: Teatro, Dança, Música (Canto Coral e Instrumental), Literatura e Artes Visuais.

O regulamento, assim como os modelos das fichas de inscrições, já está disponível no site www.abacai.org.br, e traz mudanças para melhorar e ampliar a participação dos artistas e das cidades. Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior e revelar valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural, o Mapa Cultural Paulista contempla quatro fases: Municipal e Regional, realizadas neste ano, e Estadual e Circulação, que ocorrerão em 2010. Na fase Municipal, as cidades deverão selecionar os participantes de cada expressão cultural, bem como a distribuição dos trabalhos por categoria em 13 regiões administrativas do Estado. Em Literatura (fase Regional).

Os artistas selecionados vão para a Regional, onde serão escolhidos os representantes de cada região, que automaticamente participarão da Mostra Estadual, em São Paulo, e de Circulação pelo Estado. Para a Circulação, os artistas receberão R$ 1.200,00, de acordo com as modalidades, a título de direitos autorais ou ajuda de custo para cada apresentação em cidade do interior. Os classificados em Artes Plásticas , Desenho de Humor, Fotografia e Literatura terão seus trabalhos publicados em catálogos, e os de Vídeo em DVD. Já Teatro, Dança e Música, os classificados farão apresentações em pelo menos cinco municípios do interior.

Uma das principais mudanças no regulamento foi a exclusão do caráter competitivo da fase regional, já que todos os selecionados em cada modalidade participarão da Mostra Estadual e da Circulação. Outra mudança está na inclusão da modalidade Instrumental, além do Canto Coral, na Música, com o intuito de valorizar e estimular os artistas e a produção de qualidade do Estado. Além disto, o regulamento também contempla a valorização dos compositores paulistas, já que em ambas as modalidades da Música devem constar pelo menos uma canção de autoria do artista nascido ou residente há dois anos no Estado. Em Teatro, também serão contemplados os espetáculos para Criança e de Rua, além de Adulto; a modalidade Vídeo passa a fazer parte de Artes Visuais. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Cultura da Prefeitura de Ilha Solteira ou pelo telefone 3743-6022.

Confira o cronograma do Mapa Cultural Paulista 2009/2010
Fase Municipal As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural até o dia 08 de maio, em horário comercial. O regulamento e as fichas de inscrições podem ser retiradas no Centro Cultural e também está disponível no site www.abacai.org.br, e traz mudanças de acordo com as solicitações de artistas e dirigentes. Realização até o dia 15 de junho de 2009
Fase Regional Realização de 01 de agosto a 15 de novembro de 2009. Fase Estadual/ Circulação Realização de março a dezembro de 2010. 

Autor: A Voz do Povo