Pronto-socorro do HC priorizará casos graves

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 2 de outubro de 2007

ter, 02/10/2007 - 11h48 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O HC (Hospital das Clínicas) iniciou ontem em seus quatro prontos-socorros, em São Paulo, um novo sistema de atendimento que irá priorizar pacientes com problemas considerados mais graves. Pessoas com problemas de menor complexidade serão orientadas a buscar tratamento em hospitais menores, unidades básicas de saúde e AMAs (Assistência Médica Ambulatorial).

Em comunicado entregue ontem aos pacientes do pronto-socorro do Instituto Central do HC, o hospital informava que deverão ser atendidos no local pacientes graves ou encaminhados por serviços de emergência das regiões sul e centro-oeste, pacientes com problemas graves que sejam encaminhados por hospitais regionais ou AMA e moradores do distrito de Pinheiros, com documento de identidade e comprovante de residência.

Segundo o superintendente do hospital, José Manoel Camargo Teixeira, o objetivo não é diminuir o número de atendimentos, mas “qualificá-los para que a tecnologia e a competência do hospital não sejam mal utilizadas”.

Atualmente, 1.400 pessoas passam por dia, em média, nas emergências dos institutos Central, da Criança, de Ortopedia e do Coração.

Teixeira afirma que o processo de orientação terá “banners” e folders com o objetivo de evitar que o paciente com um caso simples venha de longe. Segundo ele, “dependendo do caso”, o paciente poderá ser orientado a procurar outra unidade.

Ontem, no primeiro dia do sistema de emergência referenciada, pacientes de bairros distantes estiveram no PS do Instituto Central.

Lindomar de Souza, 26, veio de Embu-Guaçu (Grande SP) para tratar dor no rim e na cabeça. “Venho direto aqui. Tomo uma injeção e a dor melhora.”