Projeto social forma padeiros

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 4 de julho de 2005

seg, 04/07/2005 - 10h49 | Do Portal do Governo

Iniciativa do Estado tem foco na população de baixa renda

William Glauber

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo oferece oportunidade para a população de baixa renda que deseja trabalhar com a fabricação caseira de pães. O programa Padarias Artesanais, realizado em parceria com a iniciativa privada, treina agentes multiplicadores de entidades assistenciais. Eles capacitam, em seguida, os cidadãos. Ao todo, 14 mil pessoas já estão habilitadas para ensinar técnicas de produção de pães caseiros.

À iniciativa privada cabe a doação dos kits, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás. Até o momento, 7 mil kits foram doados. As associações comunitárias são responsáveis pela preservação do kit e promoção da capacitação da população local.

O projeto trabalha com o programa Escola da Família, que realiza atividades nos colégios da rede pública estadual nos finais de semana. As escolas, assim como associações, treinam dois agentes que transmitem técnicas de fabricação de pães e noções de cidadania às mães.

A maior parte das escolas da rede estadual tem kits, mas a primeira-dama Lu Alckmin, faz apelo aos empresários. ‘Estou precisando de kits. Se Deus quiser e as pessoas ajudarem, entrego 1,3 mil kits que ainda faltam.’

Lu Alckmin conta que o programa tem trazido resultados positivos para muitos participantes. Segundo ela, há vários relatos de histórias de cidadãos que passaram a depender economicamente da fabricação de pães caseiros, que tiveram receitas desenvolvidas por especialistas da Secretaria da Agricultura.

Em relação à atividade econômica, Lu faz uma ressalva: ‘Não é pão francês. Não compete com padarias tradicionais.’ Ela explica que o projeto tem o objetivo de estimular valores humanos. ‘Mais do que gerar emprego e renda vale mesmo o resgate da dignidade e da auto-estima’, conclui.

Serviço
Fundo Social de Solidariedade: (0–11) 3874-6952.