Projeto que mudou a Marginal terá nova fase

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 2 de maio de 2007

qua, 02/05/2007 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Tudo começou com mudinhas de jerivá e muita desconfiança. Um jardim às margens do Rio Pinheiros? Impossível! Em 1999, as previsões pareciam condenar o mais ambicioso plano de recuperação ambiental e paisagismo de São Paulo ao fracasso. Mas em sete anos o Projeto Pomar, iniciativa do Estado em parceria com o Jornal da Tarde, avançou por 22 quilômetros e mudou o aspecto da Marginal do Pinheiros. Experiência tão bem-sucedida que a Secretaria do Meio Ambiente estuda sua ampliação.

“O Pomar pode ocupar toda a extensão da Marginal. Queremos preparar o lugar para o dia em que o Pinheiros estiver despoluído”, diz a coordenadora do projeto, Helena Carrascosa von Glehn. O próximo passo é repovoar o próprio Pinheiros. Técnicos ambientais já estão testando a possibilidade da criação de peixes no rio. As tilápias foram as escolhidas para o início do projeto.

No começo do Pomar, para vencer as dificuldades, foram encontradas algumas soluções criativas. Uma delas foi a de criar uma pequena estação de tratamento para que a própria água do Pinheiros fosse utilizada na irrigação.

América dos Santos Vitória, de 62 anos – ou “Tia”, como gosta de ser chamada -, foi uma das primeiras designadas para a frente de trabalho à beira do rio. Tia lembra que ficava de vigília, escondida, para proteger as mudas de jerivá dos vândalos e ladrões. “Elas eram miudinhas. Nunca imaginei que ficariam tão grandes.”

Hoje, quem passa pela Marginal é surpreendido pela diversidade de árvores, flores e aves. O Pomar já ocupa 16 km da margem esquerda e 6 km da direita. Mais de 400 mil mudas, de 260 espécies, estão recuperando o ecossistema. Com as plantas, vieram pássaros. O biólogo responsável pelo projeto, Alexandre Soares, já catalogou 66 espécies de aves.

Uma atração à parte do Pomar são as capivaras, que encontraram o ambiente ideal para se alimentar e procriar. O único problema é que, de vez em quando, uma delas se aventura pela pista da Marginal. Essa espécie de suicídio ocorre por motivos passionais. “Os machos disputam as fêmeas. Aquele que perde é expulso. Desorientado, vai parar na Marginal”, diz Soares.

Quem quiser visitar a sede do Pomar, na Marginal, a 300 metros da Ponte João Dias, sentido Interlagos, deve ligar para 5892-2655.