Projeto Pomar vai dar novo parque à zona oeste

Jornal da Tarde - 24/6/2002

seg, 24/06/2002 - 10h27 | Do Portal do Governo

Parque Pinherinho d’Água, com 250 mil m2, promete melhorar a qualidade ambiental da região, oferecendo espaços para lazer e escola de jardinagem

A implementação do Parque Pinherinho d’Água, com cerca de 250 mil m2, no distrito de Jaraguá, zona oeste da capital, está cada vez mais próxima. A criação do parque é uma das iniciativas do Projeto Pomar, uma parceria entre o JT, empresas privadas e as Secretarias Municipal (SMMA) e Estadual (SMA) do Meio Ambiente, para ampliar as áreas verdes de São Paulo.

‘O parque vai melhorar a qualidade ambiental da região, oferecendo espaços para lazer, shows, escola de jardinagem e educação ambiental, beneficiando diretamente cerca de 150 mil pessoas que moram em seu entorno’, revela o geógrafo e gerente do Pinheirinho d’Água, Job Carvalho.

Projeto Ambiental de Recuperação

O Projeto Ambiental de Recuperação para a área do parque – que está em fase de estudo pela SMMA – foi elaborado pela Meta Ambiental, uma empresa de consultoria especializada, que entrou na parceria do Projeto Pomar para a realização do Pinheirinho d’Água.

O projeto englobará a recuperação de áreas degradadas, tratamento paisagístico, educação ambiental e um viveiro. No âmbito da recuperação, será enfocada a recuperação do solo, da água e da vegetação do parque e do entorno. Também será solucionado o problema de erosão em algumas áreas, além da despoluição da água de córregos e nascentes e da recuperação das áreas de mata nativas.

‘A Meta Ambiental participa voluntariamente deste e de outros projetos, pois acredita no comprometimento social das empresas’, afirma Alessandro Oliveira, sócio-gerente da Meta Ambiental.

O Pinheirinho d’Água também contará com espaços para atividades de educação ambiental, como trilhas interpretativas. Um pequeno viveiro de mudas de nativas será instalado com a participação ativa da comunidade local.

Para viabilizar a execução das obras de estrutura do novo parque, a SMMA está em busca de mais parceiros. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 288-8522, ramal 348 ou 339.