Projeto Pomar terá mais 7 km em SP

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 26 de novembro de 2007

seg, 26/11/2007 - 15h17 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

O Projeto Pomar atingiu o maior número de parceiros desde a sua instalação, em 1999. Sete novos colaboradores assinam hoje o contrato de adoção dos novos trechos, de 1 quilômetro de extensão cada, nas margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, que serão recuperados pelo programa.

Com as novas parcerias, o Pomar aumentou de 13 para 20 o número de empresas que ajudam na recuperação ambiental e paisagística da área degradada, incluindo o Jornal da Tarde – idealizador do projeto. “Ficamos esse tempo todo querendo avançar com o programa e ficamos aguardando novos parceiros que não vinham”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Xico Graziano. “Agora vamos turbinar o Pomar, mas ainda queremos encontrar novos parceiros.”

Entre os colaboradores que começam a atuar hoje estão a petroquímica Braskem, o escritório de advocacia Pinheiro Neto, a Mapfre Seguros e a loja de móveis Tok & Stok. As empresas gastarão cerca de R$ 6 mil por mês para manter o projeto paisagístico em cada trecho, depois de um investimento inicial de cerca de R$ 200 mil para transformar o local, por meio do plantio de árvores.

Hoje, o novo logotipo do Pomar deve ser anunciado. As placas de publicidade das empresas que apóiam o projeto foram adequadas à Lei Cidade Limpa e também serão apresentadas.

A proposta de adaptação foi autorizada pela Comissão de Proteção da Paisagem Urbana da Prefeitura Municipal de São Paulo, no dia 10 de setembro. Ficou definido que cada empresa terá duas placas com 4 metros quadrados cada uma – e até 4 metros de altura. A marca do parceiro poderá ocupar até 20% da área.

Desde o início do programa, o rio já teve 24 quilômetros de margens recuperadas – 16 quilômetros na margem esquerda (sentido Interlagos) e 6 quilômetros na direita (sentido Castello Branco). Já foram plantadas cerca de 400 mil mudas.