Projeto Pomar ganha três novos parceiros

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 30 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

CAMILLA HADDAD

Um encontro entre os organizadores do Projeto Pomar, na manhã de ontem, terminou com boas notícias. As 17 empresas parceiras do projeto renovaram o protocolo de intenções por mais cinco anos. Outras três companhias também resolveram aderir como colaboradoras, principalmente na parte de cultivo de trechos verdes, localizados ao longo da Marginal Pinheiros.

As novas empresas são: Sofitel (rede francesa de hotéis), a agência americana de notícias Bloomberg e a ONG Centro de Estudos Ornitológicos, cujas atividades são estudar e preservar as aves. O protocolo de intenções foi assinado com a presença do secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg.

Durante a reunião, Goldemberg anunciou a possível criação de um conselho de orientação do Pomar. O objetivo é promover e incentivar a participação de funcionários e das empresas parceiras, sugerir dicas que melhorem as ações do projeto, entre outros itens.

Tudo isso, no entanto, ainda depende da receptividade dos parceiros. Por isso, o próximo passo é esperar, num prazo de cinco dias, a aprovação das empresas, que ontem receberam uma minuta sobre o conselho de orientação.

‘Agora vamos esperar a reação das empresas. O importante do conselho é que todos poderão dar sugestões e as nossas atividades ficarão mais transparentes’, disse Goldemberg.

Se tudo der certo, o conselho será formado por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia Elétrica, empresas parceiras, Prefeitura, um voluntário do projeto e um cidadão de atuação notória no meio ambiente.

O mandato dos conselheiros será de dois anos, renovável por igual período, não sendo remunerado. O presidente do conselho será indicado pelo secretário José Goldemberg. Já as reuniões do grupo, para decidir ações futuras, serão feitas em um local de fácil acesso.

O Projeto Pomar é uma iniciativa do Jornal da Tarde, em parceria com as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Municipal de Subprefeituras. Atualmente, sua sede recebe cerca de 1.000 visitas de estudantes por mês. Existe ainda um grupo com 80 paulistanos que participam todas as quartas-feiras, de uma oficina de jardinagem.