Projeto Pomar cria uma fila de espera de escolas

O Estado de S. Paulo - 18/11/2002

seg, 18/11/2002 - 10h25 | Do Portal do Governo

Colégios organizam programas de educação ambiental, inspirados pela iniciativa

Educação ambiental em primeiro lugar. Esse é o objetivo do governo do Estado com o Núcleo de Educação Ambiental do Projeto Pomar – uma iniciativa do Jornal da Tarde, apoiada pelas Secretarias do Meio Ambiente do Estado e do Município e também pelas subprefeituras. Criado em abril de 2001, o núcleo tem como principal objetivo promover ações práticas de educação ambiental, incentivando a participação da comunidade, por meio da conscientização ecológica. Oficinas técnicas em meio ao trabalho contínuo criaram uma grande lista de espera para escolas interessadas no núcleo, seja para capacitação técnica em educação ambiental, seja para usar o Pomar como laboratório. A prática pode ser iniciada a partir do momento de chegada na sede. Todo professor que pretende levar os alunos passa pela oficina, onde recebe uma série de informações.

Soluções

Depois das visitas, muitos colégios da capital e da Grande São Paulo organizam projetos na área ambiental. A proposta é a de que esses programas sejam apresentados no próximo ano.

Diretores e professores do Colégio Adventista de Vila Galvão, em Guarulhos, Grande São Paulo, por exemplo, criaram o projeto SOS Meu Ambiente, que pretende incentivar soluções de problemas ambientais por meio de ações da comunidade.

Da Redação