Projeto Pomar busca agora voluntário para recuperar o Pinheiros

Gazeta Mercantil - 06/11/2002

qua, 06/11/2002 - 17h33 | Do Portal do Governo

Depois de contar com recursos de empresas, o governo estadual quer agora a participação de voluntários para o Projeto Pomar. Qualquer pessoa pode participar do trabalho de recuperação das margens do rio Pinheiros, ajudando a plantar e conservar um trecho do jardim que a Secretaria do Meio Ambiente reservou o trabalho voluntário.

Complementar ao trabalho das empresas que são responsáveis por 18 lotes, num total de aproximadamente 28 quilômetros nas margens do rio Pinheiros, os novos parceiros cuidarão do trecho do voluntário onde, sob a orientação de monitores da Coordenadora de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, terão a oportunidade de participar de todo o processo de criação de um jardim.

Para participar, os interessados deverão preencher a ficha de cadastro. Não há limite de idade para inscrição. Além de aprender a preparar o solo, plantar e cuidar das mudas, todos assistirão a palestras e participarão de visitas aos trechos já ajardinados, que tenha mais de 300 mil plantas de diversas espécies, entre as de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo.

Trata-se de uma ação de educação ambiental abordando questões ambientais, como reuso de água, importância de vegetação nas grandes cidades, ecologia urbana e outras. Mesmo quem não tem jeito para jardinagem pode participar, ajudando na divulgação do Projeto Pomar em escolas, auxiliando também na assistência aos bolsistas das Frentes de Trabalho e seus familiares.

Parque ganha Reforma

O governador Geraldo Alckmin vistoriou ontem as dependências do Centro de Esporte, Cultura e Lazer, que está sendo implantado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, ao lado do Jardim Zoológico. Durante oito anos, o centro abrigou os menores infratores da Febem Imigrantes, desativada em outubro de 1988.

Distribuídas em uma área de 167 mil metros quadrados, as instalações do parque estão passando por uma ampla reforma. As comunidades dos bairros do Jabaquara, Cursino, Cidade Ademar, Saúde e divisa de Diadema já contam com atividades de qualificação profissional e trabalhos artesanais. Até agora, foram investidos R$ 3 milhões, em parceria do governo do Estado com empresas mistas e privadas.

“Foi uma transformação profunda. Com a descentralização dessa unidade pudemos colocar os menores infratores mais perto de suas famílias e também desenvolvemos uma agenda educativa. Esse espaço agora é voltado às famílias, jovens e idosos, que desenvolvem várias atividades e, em breve, será o complexo esportivo”, disse o governador. Ele prevê que, em 60 dias, o parque estará em pleno funcionamento, oferecendo cursos durante a semana e, aos finais de semana, aberto ao lazer de toda a comunidade.

O presidente da Cetesb, Fernando Rei, viajou ao México visando a inserção do Governo do Estado de São Paulo na agenda internacional do desenvolvimento nas Américas.

Rei acertou com a secretaria do Meio Ambiente da Cidade do México, Cláudia Sheinbaum Pardo, as bases para a criação de um grupo permanente de trabalho unindo as duas instituições, que atuam em regiões metropolitanas com características e problemas semelhantes. Foram definidas três pautas: qualidade do ar, recuperação de áreas contaminadas e desenvolvimento institucional.