Projeto Pomar abre mais vagas para voluntários

O Estado de S. Paulo - 30/12/2002

seg, 30/12/2002 - 11h10 | Do Portal do Governo

Iniciativa do ‘Jornal da Tarde’ está modificando as margens do Rio Pinheiros

A recuperação das margens do Rio Pinheiros ganha cada vez mais reforços. Agora, o Projeto Pomar – iniciativa do Jornal da Tarde, que tem o apoio de empresários e das Secretarias Estadual do Meio Ambiente e Municipal das Subprefeituras – recruta os interessados para trabalhar no plantio de árvores e plantas nas margens, que aos poucos vão sendo recuperadas. Em alguns pontos, a natureza até compensa o trânsito lento.

A expectativa da secretaria estadual é de que o número atual de voluntários – hoje de 400 pessoas – aumente no próximo ano, o segundo do projeto de voluntários. Nas margens, o que se vê são quase 15 quilômetros de terrenos recuperados, desde a Ponte do Jaguaré até a sede do projeto, perto da Ponte João Dias.

Não existe restrição para a idade dos voluntários. Basta preencher uma ficha. Depois, é só a pessoa colocar as mãos na massa, ou melhor, na terra.

Os voluntários aprendem a preparar o solo, plantar e cuidar das mudas de espécies pequenas ou de grande porte.

O projeto engloba também a questão da educação ambiental, abordando pontos como a reutilização da água, ecologia urbana e a importância da vegetação nas cidades grandes. Os interessados podem entrar no site da secretaria, preencher o cadastro e se informar sobre os horários. A própria secretaria entrará em contato para informar a data do serviço.