Projeto Navega São Paulo vai iniciar atividades em março

A Tribuna - Santos - Domingo, 23 de janeiro de 2005

seg, 24/01/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

Governo do Estado libera verba para o núcleo que será implantado na cidade

Da Sucursal

Incentivados pelo secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, os núcleos do Projeto Navega São Paulo de Cubatão e São Vicente serão implementados com a liberação de R$ 290 mil, autorizada pelo governador Geraldo Alckmin na última quarta-feira. O projeto é uma parceria com a Federação Paulista de Canoagem.

Os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos e na instalação das modalidades náuticas. O início das atividades nos dois municípios está previsto para março.

O Núcleo de Cubatão funcionará com as modalidades de remo e canoagem, utilizando canoas-escola e caiaque velocidade escola, embarcações específicas para o aprendizado de jovens e iniciantes.

Já em São Vicente, serão desenvolvidas as três modalidades do projeto: vela, remo e canoagem. A reforma no galpão dos barcos já está em andamento.

Além das embarcações das modalidades específicas, farão parte do lote de equipamentos dos núcleos, embarcações de apoio como barcos infláveis com motor de popa, coletes salva-vidas e uniformes para os alunos.

O Projeto Navega São Paulo é uma ação social e esportiva da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer que ensina a prática da vela, remo e canoagem para crianças e adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, que sejam estudantes da rede pública de ensino.

É o braço paulista do Projeto Navegar, idealizado pelos iatistas Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, em Niterói (RJ). E foi colocado em prática em 1999, por Grael, quando esteve no comando da Secretaria Nacional de Esportes, do Ministério dos Esportes do Governo Federal.

Além das aulas, os participantes do projeto recebem reforço alimentar e noções de cidadania, náutica e meio ambiente.

O programa também gera empregos com a formação dos núcleos e possibilita a oportunidades para os alunos em clubes náuticos e marinas públicas.

Existem atualmente no Estado quatro núcleos do Navega São Paulo em funcionamento (Praia Grande, Presidente Epitácio, São Bernardo do Campo e Santos).