Projeto Navega São Paulo forma 1ª turma de campeões

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 27 de julho de 2005

qua, 27/07/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

Curso proporcionou a 47 alunos de escola municipais contato com a cultura náutica

Douglas Willians
Da Reportagem

O núcleo de Santos do Projeto Navega São Paulo viveu um dia especial ontem. Com a presença de seu idealizador, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, 47 alunos de duas escolas municipais receberam o certificado de conclusão de cursos de vela, remo e canoagem. Durante seis meses, eles tiveram acesso à cultura náutica, permitindo a formação, por meio do esporte, de novos cidadãos.

Mas o dia não foi marcante somente para os estudantes de 12 a 15 anos dos colégios 28 de Fevereiro e Professor Mário de Almeida Alcântara. ‘Esta formatura é um marco histórico para o projeto. Santos é uma cidade que tem tudo a ver com a maritimidade, mas a população — sobretudo de classes sociais mais baixas — tem uma certa dificuldade para conhecer a navegação. Isso acaba gerando uma imagem de uma atividade elitista. A gente já comprovou em vários lugares do Brasil que é possível derrubar essa barreira’, disse um entusiasmado Grael.

Esta foi a primeira turma formada pelo Navega São Paulo na Cidade. O segundo grupo deve ter um número maior de participantes. ‘A intenção é ampliar o programa, levando-o ao bairro de Caruara’, planeja o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

A idéia de levar o projeto às áreas mais carentes também é defendida por Grael. De acordo com o secretário, vitórias na vela e a afirmação de ídolos como Torben Grael e Robert Scheidt ajudam na popularização do esporte. ‘Não podemos segregar o conceito da democratização do esporte de base com o de rendimento. É só ver como o tênis e o judô tiveram suas bases ampliadas com seus ícones’.

Além de Grael e Papa, estiveram presentes na solenidade a secretária municipal de Esportes, Gilmara Guerrisi Cardoso, a secretária municipal da Educação, Suely Maia, o coordenador estadual do Navega São Paulo, José Rubens Domingues, o coordenador municipal do projeto, Paulo Medeiros, e o diretor-executivo de A Tribuna, Roberto Clemente Santini.

Bolsa-Atleta

Lars Grael também elogiou a implementação do programa do Governo Federal que ajuda esportistas de alto rendimento — o Bolsa-Atleta. ‘Esta é uma boa iniciativa. É oriundo de três projetos de lei na Câmara Federal — entre eles um do atual ministro do Esporte, Agnelo Queiroz. Quando fui secretário nacional do Esporte (2001-2002), ajudei na concepção desse projeto. Este é um passo decisivo para o esporte’, afirmou o secretário.