Projeto Navega São Paulo deve beneficiar 200 jovens carentes

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 18 de maio de 2005

qua, 18/05/2005 - 10h45 | Do Portal do Governo

Manuel Alves Fernandes
Da Sucursal

O Projeto Navega São Paulo, do Governo do Estado, foi implantado oficialmente ontem, às 12h30, na Raia Olímpica do Jardim Casqueiro, em Cubatão, pelo secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, devendo beneficiar 200 crianças carentes da Cidade. Esse é o quinto projeto viabilizado pelo campeão olímpico no Estado e que chegará a São Vicente na próxima semana.

‘‘Fico feliz em ver a ação social sendo aplicada através do esporte, pois a idéia é atender jovens da rede pública de ensino. E as consequências são os talentos que surgem e, quem sabe, podem trazer medalhas olímpicas para o Brasil’’, disse o secretário.

Ele considera que a aplicação do projeto em Cubatão, ‘‘um lugar simbólico para a conquista da causa ambiental’’, vai contribuir para popularizar a proposta que, no ano passado, já envolveu cerca de 1.200 jovens na prática de esportes náuticos.

O Navega São Paulo contribuiu para ajudar a resolver questões de preservação e inclusão social da juventude. ‘‘Vemos aí no noticiário os problemas da Febem. Custa menos prevenir do que depois remediar’’.

Passeios

Grael; o prefeito Clermont Castor; o presidente da Câmara, Geraldo Guedes; e o secretário municipal de Esportes, José Rubens Marino, participaram da entrega dos equipamentos e da reinauguração da Raia Olímpíca Jorge Barbosa, um ex-morador do bairro na década de 80 e ex-secretário municipal de Ação Governamental, falecido na década de 90. O equipamento — garagem náutica e um novo píer de atracação sobre o rio — foi reformado pela Prefeitura.

Depois, o secretário e as autoridades municipais participaram de passeios de barco pelo Rio Casqueiro, acompanhados por alunos do projeto.

O Navega São Paulo visa ensinar vela, remo e canoagem, inicialmente, a 200 jovens de 10 a 16 anos, da rede pública de ensino. Os alunos receberão, além das aulas práticas, reforço alimentar, uniformes e noções de navegação, da vida dos marinheiros, cidadania e meio ambiente.

Campeão

O Estado investiu R$ 97 mil na compra dos equipamentos destinados às aulas práticas, ministradas na raia olímpica: dez K1-escola (para canoagem), dez canoas escola (para remo), cinco optmists e um dingue. O projeto já foi implantado em São Bernardo do Campo, Santos, Praia Grande e Presidente Epitácio.

Em 2004, foram investidos R$ 1.307.385,00, com 1.189 jovens atendidos pelo projeto, em parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, a Marinha do Brasil, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Sabesp.

Bastante aplaudido em Cubatão, Grael foi 10 vezes campeão brasileiro e cinco vezes sul-americano na modalidade Tornado e ganhou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, e de Atlanta em 1996. Em 1998, perdeu uma perna em um acidente náutico e passou a dedicar-se à atividade política. Foi secretário nacional do Esporte de 2001/2002 e hoje é secretário estadual.