Projeto mapeia identidade do interior

Folha de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 10 de novembro de 2004

qua, 10/11/2004 - 9h13 | Do Portal do Governo

‘Terra Paulista’, da ONG Cenpec, lança três livros e série de 12 documentários previstos sobre histórias, arte e costumes

Valmir Santos, da Reportagem Local

Em um videodocumentário sobre moradores do Vale do Médio Tietê, no interior de São Paulo, o título instiga: ‘Quem Tem Medo de Ser Caipira?’.

A diretora e roteirista Tatiana Lohmann e o também cineasta Sergio Roizenblit foram a campo e deram com respostas que oscilam orgulho e ofensa. Esta, pelo preconceito histórico em relação ao homem da terra, muitas vezes pobre e mestiço. Aquela, pela superação do estigma por meio da preservação do casario, das festas, comidas, fala: a cultura do ser e saber.

O vídeo ‘Quem Tem Medo de Ser Caipira?’ é um dos 12 documentários que irão completar o braço audiovisual do ‘Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes’, projeto multidisciplinar com desdobramento em três livros, exposição itinerante, publicações paradidáticas e um site (www.terrapaulista.org.br).

Boa parte da iniciativa da ONG Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), 17 anos, será lançada hoje à noite, para convidados, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. As atividades para o público em geral acontecem a partir de amanhã e culminam numa mostra interativa no Sesc Pompéia, em abril de 2005.

‘A maioria dos paulistanos acha que só tem manifestação de cultura popular no interior de Minas ou no Nordeste do país, por exemplo. Desconhece a riqueza que há no Estado. E não são meia dúzia de velhinhos que fazem isso ao longo da história, mas milhares de pessoas que vão a festas, participam de cantorias, do artesanato’, diz a socióloga Maria Alice Setubal, 53, presidente da ONG Cenpec.

Paulistana, Setubal mudou-se em 2000 para a cidade de Itu (a 92 km da capital), por conta da implantação do turismo numa fazenda do século 18. Foi quando se deu conta de que pouco sabia a respeito do patrimônio cultural da região noroeste. Dali irradiou o ‘Terra Paulista’.

Parceria com a Imprensa Oficial resultou numa coletânea com três títulos: ‘A Formação do Estado de São Paulo, Seus Habitantes e os Usos da Terra’, ‘Modos de Vida dos Paulistas: Identidades, Famílias e Espaços Domésticos’ e ‘Manifestações Artísticas e Celebrações Populares no Estado de São Paulo’. Reúnem artigos de historiadores, antropólogos, pedagogos etc.

São 5.000 exemplares, dos quais 3.000 serão distribuídos em escolas, universidades e bibliotecas. O restante será colocado à venda no início de 2005.

Os cineastas Roizenblit e Lohmann já concluíram oito documentários, a serem exibidos a partir desta semana, inclusive com previsão de veiculação pela TV Cultura.

Sobre o Vale do Paraíba, por exemplo, há os vídeos ‘Do Divino ao Zé Paulino’ (a festa do Divino em São Luís do Paraitinga), ‘Cidades Não Morrem’ (no século 19, Bananal e Silveiras foram a área cafeeira mais rica de SP) e ‘Arte, Fé e Festa’ (a produção cultural Cunha, Aparecida do Norte e Taubaté).

Com patrocínio do Itaú BBA, o ‘Terra Paulista’ captou R$ 1,2 milhão por meio da Lei Rouanet e soma apoio da Unesco e do governo do Estado.