Projeto Guri vira bom exemplo na cúpula de NY

O Estado de S. Paulo - 11/5/2002

sáb, 11/05/2002 - 12h39 | Do Portal do Governo

Governador recebe duas meninas que representaram o Brasil nas Nações Unidas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu ontem pela manhã no Palácio dos Bandeirantes as duas meninas violinistas que representaram o Brasil na Assembléia-Geral das Nações Unidas em Favor da Infância, em Nova York.

No encontro com as garotas Elaine Cristina Mathias de Paula e Duane Egle Santos, falaram sobre problemas das crianças brasileiras, que envolvem educação, saúde, meio ambiente e drogas. Segundo Elaine, o projeto foi bem recebido em Nova York. Ela disse que ressaltou os problemas econômicos do Brasil que afetam diretamente as crianças. Participaram da assembléia 800 jovens de 72 países do mundo.

Foi a primeira viagem de avião de ambas, que aproveitaram para aprender a língua espanhola. ‘Ficamos com a comunidade latina e tivemos de nos virar, aprender na marra o espanhol. Foi muito legal ter esse contato’, comentou Elaine.

A experiência do Projeto Guri constou da pauta de debates da Cúpula Mundial como uma boa idéia para ajudar as crianças. O projeto é formado atualmente por 60 pólos, integrando 20 mil crianças, de 8 a 18 anos e conta com apoio de artistas famosos como o pianista Arthur Moreira Lima, o compositor Toquinho e a soprano Celine Imbert, entre outros.

A meta do governo estadual para 2002 com o Projeto Guri é chegar a cem pólos no Estado. Desde sua criação, em 1995, ele já atendeu 43.081 crianças e jovens, tendo realizado 1.054 apresentações para um público de 333 mil espectadores.

Janaína Simões