Projeto Guri vai à Organização das Nações Unidas

Diário de São Paulo - 3/5/2002

sex, 03/05/2002 - 10h04 | Do Portal do Governo

Trabalho promovido pela Secretaria Estadual de Cultura representa o Brasil na ONU

O Projeto Guri, trabalho de apoio a crianças e adolescentes carentes promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, representará o Brasil na Sessão Especial da Assembléia das Nações Unidas, organizada pela ONU entre hoje e quinta-feira em Nova Iorque (EUA).

O evento, que aconteceria em setembro de 2001 e foi cancelado em virtude dos ataques terroristas à cidade, visa analisar os avanços nas condições de vida da população infantil nos últimos dez anos e definir novas políticas de ação para a próxima década.

As porta-vozes do projeto serão as estudantes de violino Elaine Cristina Mathias de Paula, de 16 anos, que pertence à unidade de Pindamonhangaba, e Duane Egle Santos, de 17, residente em Osasco.

Elas participarão do Fórum das Crianças, que será realizado paralelamente à assembléia. “São meninas pobres, mas bem informadas. Têm conhecimentos de política e educação, além de saberem se posicionar”, diz a diretora-geral Elizabeth Parro.

O Projeto Guri foi eleito para participar da assembléia pelo ministro Paulo Renato de Souza, da Educação. “A escolha é, para nós, uma coroação do projeto. Acredito que mais portas irão se abrir e até poderemos expandi-lo para outros estados”, afirma Elizabeth.

Na ativa desde 1995, o Projeto Guri possui 46 pólos espalhados pela Capital, Grande São Paulo e Interior, que atendem cerca de 10 mil menores de famílias pobres entre 8 e 18 anos de idade (com exceção das unidades nas Febem Tatuapé e Mooca, nas quais a idade-limite vai até 21 anos).

Quem deseja saber mais informações sobre o Guri pode acessar o site www.projetoguri.sp.gov.br ou telefonar para (0 XX 11) 3351-8073.