Projeto Guri lança seu primeiro disco comercial

Jornal da Tarde

qui, 03/12/2009 - 8h10 | Do Portal do Governo

Nem bagunça nem gritaria. Para o Projeto Guri, é música o que 380 crianças são capazes de fazer. No caso, elas participam do primeiro disco comercial do projeto da Secretaria de Estado da Cultura, que completa 15 anos em 2010. No dia 13, às 17h, 120 desses integrantes, vão exibir no Auditório Ibirapuera as músicas do álbum intitulado Guri Convida (MCD).

As 18 faixas são assinadas por gente que conhece bem o caminho das pedras de um artista profissional. Estão lá nomes como André Abujamra, Arnaldo Antunes, Fernanda Takai, Rappin’ Hood, Maurício Pereira e Zélia Duncan.

Aos garotos que dão seus primeiros passos na orquestra do Guri, a empolgação é enorme. Na terça-feira, em uma das últimas passagens de som antes da apresentação, eles não conseguiam conter a ansiedade. “Fazer um show é o sonho da minha vida”, disse o aprendiz de percursionista Luan Dias Santos, de 15 anos. “Graças ao Guri, hoje faço faculdade de música e participo de uma orquestra”, falou Thairine da Silva, 19, que vislumbra o futuro com seu violino.

A ideia deste projeto partiu da diretora executiva da Associação Amigos do Projeto Guri, Alessandra Costa. O trabalho levou um ano e meio, com muitos ensaios e 160 horas de gravação. Os 380 integrantes foram selecionados entre 40 mil alunos do Guri. “O resultado é surpreendente”, diz o produtor Beto Villares. “As crianças, mesmo quando não tocam tão bem, têm uma percepção musical especial”, afirma Maurício Pereira, compositor da faixa Fugitivos, que “fala de imaginação”.