Projeto ensina música e canto a crianças carentes

Diário do Grande ABC - Santo André - Terça-feira, 9 de dezembro de 2003

ter, 09/12/2003 - 9h35 | Do Portal do Governo

Mário César de Mauro

O mais novo Pólo do Projeto Guri de iniciação musical em instrumentos e coral foi inaugurado às 15h desta segunda em São Bernardo, para atender gratuitamente 250 crianças e adolescentes carentes já matriculados.

O programa estadual será apoiado pela Prefeitura e patrocinado por uma empresa multinacional da área de tecnologia da informação, sediada na cidade.

Por conta do patrocínio, os jovens também terão aulas de informática no prédio onde vai funcionar o projeto, à avenida Capitão Casa, 1.303, no bairro dos Casas. Já existe uma fila de espera de cerca de 200 interessados.

“Além do desafio de formar futuros músicos para as orquestras do Estado, o pólo do projeto em São Bernardo também terá o diferencial de oferecer aulas de informática aos alunos, já que conta com o apoio de uma empresa de tecnologia”, disse a secretária estadual de Cultura, Cláudia Costim, presente no evento desta segunda.

A Prefeitura de São Bernardo alugou o imóvel por cerca de R$ 2 mil mensais e cuidará da manutenção do prédio. Instrumentos e professores vêm do Projeto Guri, custeados pelo patrocinador. O regente do projeto em São Bernardo será o maestro Daniel Cornejo.

“Antes das orquestras estaduais, os alunos poderão estagiar em nossas bandas municipais, como mais uma forma de motivação aos alunos”, disse o prefeito William Dib.

Uma amostra dos resultados do projeto foi dada por jovens músicos do Pólo Julio Prestes, da capital. Orientados pelo maestro Paul Rangel, eles executaram o Hino Nacional e outras canções.

“Além de cantar, quero aprender a tocar o maior número de instrumentos possível”, afirmou a estudante Noêmia Amaral Santos, 14 anos, inscrita no projeto de São Bernardo.

Segundo a vice-presidente da empresa patrocinadora, Maria Fernanda Teixeira, o investimento poderá superar os R$ 300 mil anuais previstos inicialmente, para atender os interessados que estão na fila de espera.

O Projeto Guri é composto por 110 Pólos espalhados pela capital, região metropolitana e interior de São Paulo – quatro deles na Febem (Fundação estadual Para o Bem Estar do Menor). Ao todo, são 23 mil alunos, a maioria de 8 a 18 anos.