Projeto do aeroporto civil está em fase de conclusão

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 20 de agosto de 2004

sex, 20/08/2004 - 9h21 | Do Portal do Governo

Nilson Regalado, da Sucursal de Guarujá

O superintendente do Departamento Aeroviário do Estado (Daesp), José Mauro de Figueiredo Garcia, afirmou ontem que 80% do projeto básico do futuro Aeroporto Civil Metropolitano já estão concluídos. Segundo ele, o Daesp já definiu as dimensões do futuro terminal de passageiros e concluiu o plano diretor da pista.

Apesar dos avanços no trabalho de planejamento, Garcia preferiu não adiantar detalhes do projeto antes de seu término. O aeroporto civil deve ser instalado na Base Aérea de Santos, situada no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Cauteloso, o superintendente também não quis fazer uma estimativa de quando o trabalho será concluído porque ainda depende de ‘‘informações sigilosas’’ que já deveriam ter sido repassadas pelo 4º Comando Aéreo Regional (4º Comar).

Na prática, os militares precisam definir as dimensões e características de instalações militares da Base Aérea que devem ser reconstruídas em locais seguros, onde não haja o acesso de civis. ‘‘Precisamos do projeto (dessas novas instalações) para definir sua estimativa de custos e o lay out’’, resume Garcia.

Embora não haja um pronunciamento oficial nem por parte do Daesp nem do 4º. Comar, as instalações que precisam ser remanejadas são o paiol, o estande de tiro e um clube. Essa discussão começou no último mês de maio e avançou pouco até agora.

Na época, não havia sequer uma idéia de onde seria o local adequado para abrigar esses setores da unidade militar. Agora, segundo o superintendente do Daesp, o 4º Comar ‘‘apresentou algumas sugestões (de locais) que precisam ser confirmadas’’ para que se possa efetivar a transferência.

Após reunião com o comandante do 4º. Comar, o major-brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, no último dia 10, a expectativa de Garcia era de que os militares liberassem as informações que emperram a conclusão do serviço até o início desta semana. Porém, até o final da tarde de ontem, isso não havia acontecido.

Atraso

O projeto básico foi iniciado no começo do ano, depois que a Prefeitura remeteu ao Departamento Aeroviário o estudo altimétrico e a sondagem do solo da Base Aérea. A estimativa inicial do Daesp, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, era de que o projeto básico estaria concluído em meados de abril.

No entanto, o impasse criado pela necessidade de transferência das instalações militares emperrou o trabalho. ‘‘O projeto só não está pronto porque uma coisa depende da outra’’, salienta Garcia.

O Daesp também já tem uma estimativa do investimento necessário para implantação da infra-estrutura que permitirá o uso compartilhado das instalações da Base Aérea.

No entanto, Garcia preferiu não revelar tais informações temendo possíveis alterações de valores a partir das exigências do 4º. Comar. ‘‘Não sabemos o volume de informações que eles vão nos remeter’’.

‘‘Esse processo é muito dinâmico, você pesquisa um local que acredita ser propício para abrigar uma instalação mas,justamenta ali, tem uma rocha, um pântano. Aí, fica caro a implantação naquele local. Tem que deslocar’’, justifica o técnico da Secretaria dos Transportes.

Após a conclusão do projeto básico, a Prefeitura de Guarujá deverá providenciar o EIA-Rima e, em seguida, o projeto executivo. Só a partir daí é que as obras poderão ser licitadas.

Cronologia do Aeroporto Metropolitano (ano/fato)

· 1912 – O piloto francês Roland Garros e o brasileiro Edu Chaves implantam linha aérea São Paulo-Santos-São Paulo
· 1922 – Lançada pedra fundamental da Base de Aviação Naval de Santos, no Sítio Conceiçãozinha, em Guarujá
· 1939 – Oito empresas de aviação nacionais e internacionais faziam escalas na Base e no Aeroclube de
Santos, que funcionou durante décadas em Praia Grande
· 1947 – O deputado Lincoln Feliciano apresenta projeto na Assembléia Legislativa visando a construção de aeroporto em área do Aeroclube de Santos
· 1949 – O deputado Federal Antonio Feliciano apresenta na Câmara projeto visando a ampliação do Aeroclube para transformá-lo em aeroporto internacional
· 1977 – Os deputados Castelo Branco e Athié Jorge Coury apresentam na Assembléia Legislativa e no Congresso projetos para a transformação da Base Aérea em aeroporto
· 1980 – O ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Mattos, visita a Base a anuncia a construção do aeroporto
civil utilizando a infra-estrutura militar
· 1980 – Iniciada a sondagem da pista, mas as obras foram adiadas para 1983, com previsão para início das operações a partir de 1985 com três linhas regulares
· 1994 – Departamento de Aviação Civil (DAC) aprova criação de linhas áereas regionais e vôos charter na Base
· 1995 – Prefeitura de Guarujá gasta R$ 70 mil na elaboração do plano diretor do aeroporto porque estudo
realizado nos anos 80 já estava defasado
· 1997 – O comandante da Base, Marco Aurélio Ferreira da Gama, e o presidente da Infraero, Adyr Silva, afirmam que aeroporto funcionará até o final do ano
· 1997 – Ministério da Aeronáutica autoriza elaboração do plano diretor e estima a conclusão em 60 dias
· 2000 – O comandante da Base, Luiz Eduardo França Marinho, afirma que clima inviabiliza aeroporto, mas
Comando Aéreo Regional (4o Comar) confirma obra
· 2001 – Coronel-aviador França Marinho afirma que aeroporto ajudará a modernizar instalações da Base
· 2002 – Governador e prefeitos se reúnem com o ministro da Defesa, Geraldo Quintão, para cobrar agilidade
na implantação do aeroporto
· 2003 – Prefeitura e IV Comar firmam convênio que permite a construção do aeroporto. Maurici Mariano anuncia interesse de três empresas na obra
· 2004 – Prefeitura conclui estudos topográficos do terreno e Departamento Aeroviário do Estado inicia projeto básico