Projeto da Unicamp abre as portas para 35 mil estudantes

Correio Popular - Campinas - Quinta-feira, 2 de setembro de 2004

qui, 02/09/2004 - 10h16 | Do Portal do Governo

Crianças e adolescentes de cinco Estados conhecerão a Universidade e terão acesso a atividades culturais

Nice Bulhões, da Agência Anhangüera

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe de amanhã a sábado cerca de 35 mil estudantes dos ensinos Médio e Fundamental de cinco Estados. O contigente se equivale à população de Pedreira. É o programa Unicamp de Portas Abertas, realizado pelo segundo ano consecutivo e que tem por objetivo oferecer a esses alunos a oportunidade de conhecer a instituição.

No ano passado, a Unicamp respondeu por 15% da pesquisa acadêmica brasileira, formou 743 doutores e aumentou em 7,8% seu volume de teses e dissertações defendidas em relação a 2002. A instituição oferece 57 cursos de graduação e conta com 20 unidades de ensino e pesquisa.

Em 2003, ano em que o evento foi instituído, a Unicamp recebeu a visita de 32 mil alunos de 473 escolas públicas e privadas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. A meta, este ano, é ampliar o número de participantes. Por isso, as escolas interessadas têm até amanhã para fazer a inscrição, que pode ser feita via a home page do evento, que é www.upa.unicamp.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3788-1737 ou pelo e-mail upa@unicamp.br.

Para os estudantes, o projeto é uma oportunidade de trocar idéias sobre as diferentes áreas do conhecimento e melhor definir suas vocações.

A asssessoria de imprensa da Unicamp informou que um circo será instalado no ginásio multidisciplinar para o desenvolvimento de atividades artísticas. O ginásio, com 2 mil metros quadrados, será o ponto de convergência. No local haverá microcomputadores para quem quiser se inscrever no vestibular da instituição, via internet. O Kit do Vestibulando, de acordo coma assessoria da Unicamp, também será comercializado. Ele custa R$ 10,00. Serão 1,9 mil monitores e voluntários para receber os visitantes. Na área externa do ginásio, haverá a exposição do carro a hidrogênio, desenvolvido pelo professor Ênio Peres, do Instituto de Física da Unicamp. Ao redor do ginásio funcionará uma feira de alimentação.

O coordenador geral da Unicamp e organizador do evento, professor José Tadeu Jorge, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a expectativa é de que entre 35 mil e 40 mil pessoas visitem a Universidade este ano. De acordo com Tadeu Jorge, o programa é um evento importante na medida em que pode orientar estudantes de Ensino Médio quanto à escolha profissional, o que contribui para a redução da taxa de evasão.