Projeto Caminho dos Tropeiros recebe adesões

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

qua, 26/01/2005 - 9h34 | Do Portal do Governo

Municípios do Interior de São Paulo planejam formar consórcio para explorar a atração turística e incentivar o desenvolvimento regional

JOSÉ MARIA TOMAZELA

Nove prefeituras da região de Sorocaba assumiram o compromisso de integrar um consórcio para a criação do Caminho dos Tropeiros, um circuito turístico voltado para o resgate das tradições e da cultura desses desbravadores.

O transporte de tropas xucras dos campos de criação, no Rio Grande do Sul, às feiras de muares em Sorocaba, foi de extrema importância para a ocupação do território brasileiro nos séculos 18 e 19, segundo o pesquisador Rafael Straforini. A atividade tropeira, segundo ele, fez surgir inúmeras vilas que depois se tornaram cidades e espalhou pelas regiões Sul e Sudeste hábitos e costumes peculiares.

O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo, pretende integrar os municípios que estão nessa rota.

Os governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul manifestaram interesse na recuperação do caminho usado pelos tropeiros e estão tomando iniciativas semelhantes.

O trajeto deve começar na gaúcha Viamão, estendendo-se até Sorocaba. Serão explorados aspectos religiosos, culturais e gastronômicos do tropeirismo, além dos pontos turísticos e do artesanato.

O prefeito de Sorocaba, Vítor Lippi PSDB viu no projeto uma oportunidade para difundir a história e a cultura dos municípios, além da economia gerada pelo turismo. ‘Em Sorocaba, uma das referências desse movimento, podemos sediar um espaço voltado à criança, com informações sobre o tropeirismo em livros, vídeos, ilustrações e objetos de época.’

O projeto e as etapas para sua consolidação foram apresentados pelo assessor de Turismo da Secretaria, Gildo Chan. Ele citou outras iniciativas bem sucedidas no Estado de São Paulo, como o Circuito das Águas e a Rota do Bandeirante. ‘Até pouco tempo os municípios se organizavam individualmente para obter o desenvolvimento regional. Hoje, as cidades se organizam regionalmente para que cada uma se desenvolva individualmente.’ Chan encaminhou aos prefeitos minuta de projeto de lei para a criação do consórcio e de um estatuto da entidade.

A Secretaria colocou técnicos à disposição dos municípios para identificar o potencial de cada cidade. O objetivo é consolidar a parte paulista do roteiro ainda neste semestre.

Além de Sorocaba, já aderiram ao projeto Itararé, Capão Bonito, Alambari, Angatuba, Araçoiaba da Serra, Ribeirão Grande, Capela do Alto e Laranjal Paulista.