Programas de alfabetização de jovens e adultos ganham reforço do Governo do Estado

Bragança Jornal Diário

qua, 01/07/2009 - 8h39 | Do Portal do Governo

A partir do segundo semestre de 2009, a Secretaria Estadual de Educação se junta aos municípios paulistas no programa de alfabetização de jovens e adultos. Este trabalho já está em andamento na Rede Municipal de Educação em Bragança Paulista através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na Diretoria Regional o programa será instalado, em agosto nas 31 escolas onde se desenvolve o Programa Escola da Família.

Segundo informações da assessoria da Secretaria Estadual de Educação, as inscrições para o programa são gratuitas e serão abertas em agosto próximo em aproximadamente 2.500 escolas da rede, ONGs e universidades parceiras. “O curso será equivalente aos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental e terá material específico, fornecido pela Secretaria aos estudantes e também aos professores”, explica.

O número de analfabetos em Bragança, conforme Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seria de 7.212, em uma população de 92.525. A Secretaria Municipal de Educação diz que este número é bem maior agora.

A professora Huguette Theodoro da Silva, do Centro de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado, analisa que “o desenvolvimento do projeto de alfabetização tem flexibilidade de locais e horários para atender à maioria dos casos. Sabe-se que muitos jovens deixam de estudar para trabalhar ou porque os horários correspondem ao do trabalho. Com este novo modelo há que se atender um público maior e levá-lo à conclusão”, observa.

“Outra novidade deste programa é que não existirá prazo para a conclusão do curso, o aluno poderá finalizar o conteúdo referente a cada ano de acordo com seu ritmo”, acrescenta a professora. Ao final do curso, o aluno poderá realizar um teste de escolaridade em qualquer unidade da rede. O resultado deste teste será o suficiente para que este ingresse na 5ª série do Ensino Fundamental e continua na vida escolar. Informações sobre o programa podem ser obtidas na Diretoria Regional de Ensino, telefone 4034-6400.

Encontro

O 16º Encontro Intermunicipal de Educadores foi aberto na noite da última segunda-feira, no salão de convenções do Clube de Regatas Bandeirantes. Mais de 1.500 educadores participam do evento que este ano foi organizado em torno do tema “Educar com responsabilidade e qualidade para humanizar e transformar a realidade”.

O objetivo do evento é levar os profissionais da área a refletirem sobre a Educação e todos os fatos que decorrem da qualidade do ensino ou da falta dela na formação dos cidadãos brasileiros.