Programação começa hoje com campanha contra as queimadas

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

ter, 02/06/2009 - 9h25 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado sexta-feira, dia 5, universidades, hospitais, empresas e órgãos públicos da cidade desenvolverão durante a semana atividades voltadas à discussão sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. O tema estará em seminários, fóruns e exposições que começam a partir de hoje.

De hoje a sábado, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizará uma programação nos parques da cidade, na Câmara Municipal e na Universidade de Sorocaba (Uniso). As ações começarão hoje, às 9h30, com a abertura da campanha de combate às queimadas Patrulha Verde no estacionamento do Paço Municipal. Ainda hoje haverá a apresentação do programa Município Verde, cuja meta principal, segundo a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, é a educação ambiental. Mas existe também a preocupação com o tratamento de esgoto, a coleta de lixo seletiva e a qualidade do ar na cidade. O evento será, às 9h, na Câmara Municipal de Sorocaba.

Outro destaque será a inauguração da nova sede da Secretaria do Meio Ambiente e o lançamento do Programa Criança Ecológica. Ambas as atividades serão realizadas na quinta-feira. O Programa Criança Ecológica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, faz parte das diretrizes do Programa Município Verde, cujo objetivo é informar as crianças de 8 a 10 anos sobre os conceitos básicos da agenda ambiental. Três espaços públicos serão usados para execução do projeto: o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, que terá a agenda verde (fauna e flora); o Parque da Biquinha, com a agenda amarela (aquecimento global e educação para a vida); e o Parque Água Vermelha, com a agenda azul (água).

Feira do Meio Ambiente

Entre os dias 4 e 5 de junho, quinta e sexta-feira, a Unimed Sorocaba realizará a sua VI Feira do Meio Ambiente que, neste ano, terá como objetivos ampliar o nível de conscientização dos colaboradores, clientes e do público sobre coleta seletiva e a reutilização de materiais. Durante o evento também será lançado a campanha do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) para que as pessoas não desperdicem os alimentos. A campanha envolverá, inclusive, a afixação de cartazes no restaurante interno do HUS, utilizado exclusivamente pelos colaboradores da instituição. As atividades da feira acontecerão no Serviço de Medicina Preventiva, na rua Salvador Corrêa, 485, Vergueiro (quinta) e no Hospital Unimed de Sorocaba (sexta), sempre das 11 às 16 horas.

O Curso de Ciências Biológica do Centro de Ciências Médicas e Biológicas (CCMB) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) na sua 13ª edição da Semana de Biologia pretende discutir, esta semana, a degradação ambiental por meio de palestras e minicursos. A ideia dos organizadores é mostrar como os prejuízos afetam as economias e as sociedades do planeta.

As inscrições aos minicursos custam R$ 5 (cada) e são restritas aos universitários e devem ser feitas no Centro Acadêmico Mapinguari, pelo e-mail ca_mapinguari@yahoo.com.br. Mais informações pelo site do CCMB (sorocaba.pucsp.br) ou pelo e-mail coordenabio@pucsp.br.