Programa vai dar bolsa de R$ 450

Agora

ter, 28/07/2009 - 8h05 | Do Portal do Governo

Os alunos do ensino médio da rede estadual, com idades de 16 a 21 anos, que têm interesse pela área de informática já podem se inscrever no Programa Jovem Tec, do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo. Os estudantes selecionados realizarão um curso de formação em tecnologia da informação e comunicação. Eles também farão estágio, recebendo bolsa-auxílio de R$ 450 mensais.

Para concorrer, o aluno deve se cadastrar no www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br. Ele deverá ser chamado para participar da seleção, com testes e entrevistas. Os selecionados farão um curso de informática, que será dado por empresas privadas, e vão estagiar em unidades da Secretaria Municipal da Educação, por seis meses ou um ano.

Para este ano, serão oferecidas 200 chances. Até 2010, o programa pretende atingir 2.500 estudantes da capital. Para isso, será preciso alterar o número de estagiários permitidos na prefeitura, por projeto de lei.

O governador José Serra disse, durante o lançamento, que pretende expandir o programa para todo o Estado. Além disso, Serra informou que poderá ser ofertado o dobro de vagas para a capital, ou seja, 5.000.

Segundo o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, Guilherme Afif Domingos, a área de tecnologia possui cerca de 10 mil postos de trabalho abertos na capital, que não são preenchidos por falta de profissional qualificado. No Estado, esse número chega a 40 mil vagas.