Programa vai controlar águas profundas

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

sex, 19/12/2003 - 10h59 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

Monitoramento sistemático do mar em águas mais profundas e análise do surgimento de algas tóxicas. Essas são algumas das novidades do programa Verão Limpo 2004 — Qualidade de Vida é a Nossa Praia, lançado ontem pela Cetesb. Aspectos como a maricultura (criação de frutos do mar) e comportamento dos emissários também serão analisados.

A gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli, explicou que o estudo de águas mais profundas permitirá identificar a qualidade hídrica.

O trabalho será feito em parceria com a Universidade de Taubaté e financiado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), sendo iniciado no final de março.

O estudo de algas tóxicas, de acordo com Cláudia, permitirá identificar pontos de surgimento da espécie, que contribui para a impropriedade das praias.

Indicador

A Cetesb adotou um indicator microbiológico mais restritivo para a análise da qualidade da águas. O enterococos, tipo de bactéria fecal, é considerado mais adequado para avaliação de riscos à saúde oriundos da exposição à àgua do mar, por ser mais resistente ao ambiente.

O presidente da Cetesb, Rubens Lara, destacou que os emissários também estão sendo analisados. ‘‘Os estudos para avaliar o comportamento das plumas de efluentes no mar foram iniciados em 2002, com duas coletas anuais. Agora, realizaremos quatro coletas anuais e intensificar o acompanhamento nas áreas dos sete sistemas de pré-condicionamento’’.

O sistema consiste na separação de detritos sólidos, cloração e afastamento de esgoto urbano, que é lançado em alto mar. O monitoramento é feito para verificar a eficiência do sistema e presença de bactérias fecais.

A campanha é patrocinada pela Comgás, com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Banespa/Santander, Unip (Universidade Paulista), Ecovias e Dersa.

Participaram do lançamento prefeitos e representantes de municípios da região, além do gerente de Marketing de A Tribuna, Márcio Delfim Leite Soares; o diretor de relações institucionais da Unip, José Manoel Ferreira Gonçalves, e Benigno Bernardes Corrêa, representando o Santander.

Fazendo parte do programa da Cetesb, a campanha de combate à dengue também será implantada no Litoral Paulista pela Secretaria de Estado da Saúde.

Cuidados

Evite tomar banho nas praias classificadas como impróprias;

Evite tomar banho próximo a córregos, rios e canais que deságuam no mar;

Não beba água do mar;

Evite entrar no mar logo após a ocorrência de chuvas intensas;

Não leve animais à praia: eles transmitem doenças através da água e areia;

Mantenha-se sempre informado. Consulte os meios de comunicação sobre as condições de balneabilidade das praias;

Evite sentar diretamente na areia, lave bem as mãos e retire toda a areia antes de consumir qualquer alimento.

Fonte: Cetesb