Programa Trilhas de São Paulo vende passaporte pela internet

A Tribuna/Santos

seg, 18/05/2009 - 10h12 | Do Portal do Governo

Agora quem quiser percorrer as Trilhas de São Paulo pode adquirir o seu passaporte sem sair de casa. O livro de bolso com indicação de 40 trilhas espalhadas em 19 Unidades de Conservação paulistas pode ser adquirido pela internet, no site intranet.seade.gov.br/publishop. O valor do passaporte continua R$ 5,00, mais o valor do frete.

Lançado em agosto de 2008, o Trilhas de São Paulo é um programa que pretende interligar todos os ecossistemas, as regiões e as paisagens do Estado de São Paulo.

O primeiro produto do programa foi o Passaporte para as Trilhas, com 40 trilhas classificadas em níveis baixo, médio e alto. As trilhas estão mapeadas em um caderno de bolso similar a um passaporte com informações dos parques, mapas e rotas. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida. O ecoturista que percorrer cada etapa ganhará um brinde.

A aquisação do guia era feita somente na administração dos parques, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e na Fundação Florestal. Agora, pela internet, é possível garantir o passaporte com antecedência e começar a escolher as trilhas.

Sobre o Programa

O Programa Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que além do passaporte, vai investir nas trilhas do estado paulista lançando manuais de monitoramento dos impactos das visitações e de interpretação ambiental das trilhas.

Além disso, com um contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em quatro anos investirá US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, da Ilha do Cardoso, do Carlos Botelho, de Intervales, da Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas.