Programa social do Estado ganha ‘pãozinho de ouro’

Jornal da Tarde - 12/2/2003

qua, 12/02/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Deborah Bresser – Jornal da Tarde


A primeira-dama Maria Lúcia Alckmin lançou uma parceria com joalheiros de São Paulo. Eles criaram jóias em forma de pão. Parte do valor arrecadado com as vendas vai para obras sociais

Um pãozinho fez Maria Lúcia Alckmin chorar na manhã de ontem. A primeira-dama do Estado ficou emocionada durante a cerimônia de lançamento do ‘Pãozinho Solidário’, uma linha de pingentes de ouro no formato de pão francês criada para angariar verba para as obras sociais do governo.

Resultado da parceria entre o Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado, a jóia foi produzida em série limitada de mil peças e será vendida a R$ 140. Desse valor, R$ 10 serão destinados às obras do Fussesp, principalmente para o Programa de Padarias Artesanais, idealizado pela primeira-dama há dois anos. ‘O pão é um símbolo do projeto, que não só ensina as pessoas a fazê-lo como leva ética, cidadania e noções de higiene aos mais carentes’, declarou.

O programa consiste na doação de kits de padarias artesanais – com um forno, um botijão de gás, um liquidificador, uma batedeira e quatro assadeiras – e na capacitação de agentes multiplicadores. Já funcionam 3 mil padarias em todo o Estado, número que deve crescer com a campanha do pão de ouro.

A idéia do ‘Pão Solidário’ partiu da joalheira Sheila Dryzun, que desenvolveu os pingentes depois de tomar conhecimento do projeto das padarias. Além do pão francês, há enfeites no formato de pretzel, pão de forma, croissant, pão árabe e matza (pão judaico). ‘Quis fazer uma peça com as características de Lu Alckmin’, explicou Sheila. ‘Tinha de ser bonito, agradar a todos, ser solidário, trazer prosperidade e ter brilho próprio’, completou a designer, que promete brioches para a próxima fornada de jóias.

Os pingentes estarão à venda nas principais joalherias do País e as padarias solidárias já despertam o interesse de outros Estados. ‘Geraldo teve uma reunião com oito governadores do PSDB e as esposas vieram conhecer o programa’, contou dona Lu, que também se reuniu com o governador Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul, para apresentar o projeto. ‘Vamos exportar essa idéia’, comemora a primeira-dama.