Programa Estadual tem 1.488 vagas na região do Alto Tietê

Diário do Alto Tietê

qua, 05/08/2009 - 9h11 | Do Portal do Governo

Cursos profissionalizantes são gratuitos. Os beneficiados receberão bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses. Iniciativa é voltada para desempregados

Região terá diferentes cursos na área de telemarketing 

As cidades da região têm 1.488 vagas para os cursos do Programa Estadual de Qualificação Profi ssional (PEQ), que benefi ciará os aprendizes com uma bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por um período de até três meses. Para se candidatar, os interessados precisam estar desempregados, ou em vias de perder o emprego, e se cadastrar pela Internet, no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov). Caso não tenha acesso à rede, pode procurar um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou unidades do Acessa São Paulo e os Telecentros.

As aulas, previstas para começar em agosto – a data ainda não foi defi nida -, terão duração máxima de três meses e ocorrerão nas escolas do Centro Paula Souza – Senai e Senac. Serão cursos nas áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança e atendimento ao cliente, que serão colocados à disposição em Ferraz , Itaquá, Mogi, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano (veja a lista no quadro). 

“Ao final das aulas a empregabilidade do aluno vai aumentar porque ele estará mais qualificado”, ressaltou o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.

“É importante dar apoio ao trabalhador desempregado para que ele possa, durante esse período, qualifi car-se e voltar ao mercado. A bolsa-auxílio por um período máximo de três meses tem como objetivo amenizar a situação dele durante esta crise, já que há mais difi culdade de recolocação. A bolsa é uma medida condicionada e temporária”, explicou. 

A divisão e a escolha dos cursos oferecidos foram norteadas pelo Diagnóstico para o PEQ; por dados do Emprega São Paulo – o sistema on-line de intermediação de mão de obra do governo de São Paulo; e por números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em todo o Estado, são 41.048 vagas. 

O PEQ é destinado prioritariamente a pessoas desempregadas na faixa etária entre 30 e 59 anos de idade e que não completaram o ensino fundamental. 

O objetivo do programa é qualificar ou requalificar o aluno para aumentar suas chances de reinserção no mercado de trabalho.

Cursos

Os cursos estão divididos em habilidades gerais (120 horas), com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania), e habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão. 

O material didático, preparado pela Fundação Padre Anchieta, contém quatro volumes impressos, quatro DVDs exibidos em sala de aula, um videojogo de tomada de decisões e uma webgincana (jogos pela Internet com informações sobre os temas estudados em sala de aula).