Programa Escola da Família atinge metas

A Tribuna - Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2005

qua, 24/08/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

As famílias em situação social mais vulnerável são as que mais utilizam as atividades oferecidas nas escolas estaduais, aos finais de semana, por meio do Programa Escola da Família. Esta foi a conclusão da primeira etapa de uma pesquisa elaborada pela Fundação Seade, apresentada na manhã de ontem, após abertura do 2º Congresso do Programa Escola da Família.

‘As famílias de maior risco social são as maiores beneficiárias. Os jovens são muito expostos à violência, principalmente nos finais de semana. Por este motivo é bom que se ofereça educação para o lazer, para o jovem, com atividades voltadas à cultura, esporte, a dança e que toda a comunidade venha para dentro da escola’, destacou o governador Geraldo Alckmin após o evento.

Com o programa, a secretaria de Estado da Educação contabiliza outros resultados significativos: queda de 39,5% nos índices de violência dentro das escolas e de 36% nas áreas vizinhas. Além disso, reúne mais de 40 mil voluntários e 10 mil educadores da própria rede.

A perspectiva para o próximo e terceiro ano do projeto é aumentar ainda mais o número de universitários atendidos pelo programa, conforme o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita. ‘O nosso grande desafio para o próximo ano é solidificar este conceito: a escola é da comunidade’.

45 mil

O governador anunciou ainda que houve a liberação de mais R$ 48 milhões para partilhar este programa com as mais de 300 prefeituras cadastradas para participar do programa.

‘Além dos 30 mil educadores bolsitas, vamos atender a mais 15 mil estudantes que não têm condições de pagar a universidade. O governo paga R$ 267,00 e a faculdade conveniada abre mão do restante. E as faculdades querem, porque os índices de inadimplência são muito altos’.

Em Santos

Na Baixada Santista, o programa atende a 147 escolas estaduais dos nove municípios, com 983 vagas para universitários bolsistas. Com a ampliação do programa, a região terá mais 159 unidades da rede municipal de ensino abertas e mais 510 bolsas serão disponibilizadas aos universitários da região, sendo 90 para Santos. Os universitários serão selecionados no próximo mês.

Pesquisa

Em abril de 2006, todos os dados da pesquisa da Fundação Seade serão detalhados, quando o impacto social da abertura das 5.306 escolas estaduais nos finais de semana também será apresentado. Os resultados serão sintetizados para a construção de uma base de dados sobre o programa.

O universo deste estudo abrange os 196 municípios do Estado com mais de 25 mil habitantes, que concentram 56% das escolas e 61% da população paulista. Essas cidades abrigam também 51% das participações múltiplas acumuladas no Programa Escola da Família, nestes quase dois anos, o que corresponde a 70,3 milhões de participações em um universo de 137 milhões.

Estes dados foram divulgados ontem, na sequência da abertura do 2º Congresso do Programa Escola da Família, no Palácio de Convenções do Anhembi. Além do governador e do secretário de Educação, estavam presentes os parceiros do programa como Unesco-Brasil, representada por Jorge Werthein e Instituto Ayrton Senna, por Viviane Senna.

‘Este é um programa que já teve a participação de mais de 120 milhões de pessoas e gera a diminuição da violência nas comunidades, depredações nas escolas, pichações, diminui a evasão escolar e os pais participam do vida do filho na escola. Acabamos de receber um prêmio da Organização dos Estados Americanos (OEA)’, afirmou o governador.

Congresso

Hoje, segundo dia do congresso, haverá relatos das 89 diretorias de ensino sobre as experiências bem-sucedidas nos quatro eixos de ação do programa: esporte, cultura, qualificação para o trabalho e saúde.