Programa do Estado oferece 610 bolsas para universitários em Campinas

Interessados têm até domingo para se inscrever em projeto que prevê desenvolvimento de trabalho voluntário

ter, 11/01/2005 - 8h41 | Do Portal do Governo

Nice Bulhões
Da Agência Anhangüera

Os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) têm 610 bolsas para universitários disponíveis dentro do Programa Escola da Família, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação. As inscrições, abertas no último dia 3, serão encerradas no próximo domingo. Os interessados precisam acessar o site www.escoladafamília.sp.gov.br para se cadastrar.

Este ano, o número de bolsas para universitários saltou de 25 mil para 30 mil em todo o Estado. Deste total, 9.476 bolsas estão em aberto, sendo 5 mil novas vagas e 4.476 remanescentes da seleção anterior em função do término de curso dos bolsistas.

Para se candidatar a uma das bolsas, o interessado precisa ter concluído o Ensino Médio na rede estadual paulista, estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de Ensino Superior (conveniada com o programa), não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior, ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do programa, totalizando 16 horas para o desenvolvimento das atividades aos finais de semana junto às escolas públicas estaduais. Isto significa que precisará cumprir carga horária de oito horas no sábado e oito horas no domingo.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, o Estado paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade/faculdade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos finais de semana nas escolas estaduais desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas. O programa é uma realização da Secretaria de Estadual de Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Instituto Ayrton Senna, Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário e mais 313 instituições de Ensino Superior conveniadas. Informações sobre a escola mais próxima da residência do interessado ou sobre o programa também podem ser obtidas pelo telefone da Central de Atendimento da Secretaria de Educação: 0800- 77-000-12. A ligação é gratuita.