Programa deve ajudar as praias da Baixada

Folha de S.Paulo

dom, 28/11/2010 - 18h59 | Do Portal do Governo

Onda Limpa investe no tratamento de esgoto

Enquanto no litoral norte a tendência é de queda na qualidade das praias, na região da Baixada Santista, segundo a Cetesb, deve existir uma melhora no ano que vem.

Tudo por causa dos investimentos do programa Onda Limpa, afirma Claudia Lamparelli, gerente da estatal. O projeto investiu na construção de estações de tratamento de esgoto em cidades como o Guarujá.

“Algumas unidades foram inauguradas, mas nem todas as redes estão conectadas, por isso a melhora ainda não foi tão grande”, diz a técnica.
A situação de cidades como Santos é historicamente ruim. Entre 2004 e 2009, todas as praias monitoradas da cidade ficaram entre ruim e péssima.

No Guarujá, desde 2002, nenhuma praia recebeu a classificação “ótima”. Em compensação, neste ano, as praias de Pernambuco, Pitangueiras, Tombo e Guaiúba ainda não ganharam a bandeira vermelha.

O oposto do que se dá no Perequê. A Cetesb classifica a praia sistematicamente como “péssima” desde 1991.

Em todo o litoral de São Paulo, isso ocorre em outros dois pontos, ambos na cidade de São Vicente. As praias de Milionários e do Gonzaguinha sempre estiveram péssimas desde 1991.

O contraponto a esses três lugares é a praia de Capricórnio, em Caraguatatuba. Desde 1991, foram 17 classificações “ótimas” e duas “boas”.
A classificação das praias pela Cetesb começa em “ótima” e depois vai para “boa”, “regular”, “ruim” e “péssima”. As duas primeiras indicam que a praia está própria para banho. A diferença é a quantidade de coliformes fecais. 

Eduardo Geraque