Acessa SP ensina público a utilizar blogs como ferramenta para contar histórias
Dois projetos do Programa Acessa São Paulo, desenvolvidos em Arandu e Herculândia, estão mudando a forma de escrever das crianças. Os postos incentivam os jovens a ler, digitar e usar a criatividade com o uso dos blogs como ferramenta para construir histórias.
Em Herculândia, na região de Marília, o projeto “Criança Conectada Inventa História” está na segunda fase. Com reuniões às sextas-feiras, as crianças criam um blog e escrevem sobre o tema água. “Escolhemos esse tema porque ele desperta o interesse das crianças, faz elas pensarem sobre como elas e suas famílias usam esse recurso. É uma forma de despertá-las para a questão do meio ambiente”, afirma Sonia Remenegildo, monitora da unidade.
Quando notou a dificuldade que as crianças tinham para ler e escrever, Márcia Meira da Costa criou um projeto semelhante – o “Crianças blogando” – em Arandu na região de Sorocaba, onde é monitora. “Vi as crianças usando os computadores aqui no posto e notei a necessidade delas em exercitar a escrita de maneira criativa”, diz Márcia.
Depois de produzir sua própria página, a crianças escrevem sobre suas vidas, trazem histórias de suas famílias e a trabalham com livros infantis e jogos educativos. O projeto atende jovens de 6 a 11 anos em encontros às terças e quintas-feiras.
No Estado, o Acessa SP possui 498 postos distribuídos em 439 cidades, com 3.825 computadores e 928 monitores. Desde a fundação há oito anos, o programa atingiu marca superior a 37,6 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,6 milhão de usuários com acesso gratuito à internet.