Programa de inclusão digital estará disponível à população em 60 dias

Mogi News

seg, 13/07/2009 - 9h13 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Gestão Pública Sidney Beraldo estimou um prazo máximo de 60 dias para implantar em Mogi das Cruzes o programa Acessa São Paulo. Segundo ele, o programa, que propõe a inclusão digital por meio do uso gratuito de computadores e da Internet, está fase final de elaboração, com aquisição de computadores e mobiliário.

A primeira unidade do Acessa São Paulo em Mogi, anunciada pelo governador José Serra, durante visita a cidade, em março deste ano, será instalada no imóvel de número 579 da rua Ipiranga, onde, nos anos 90 funcionou a Associação dos Motoristas e, antes, a casa noturna Batuka Jazz. Neste prédio, quando o programa estiver implantado, os mogianos poderão fazer cursos de informática, utilizar a Internet e elaborar currículos, entre outros.

A previsão é de que sejam investidos R$ 35 mil para a compra de dez computadores, além de programas de instalação e gastos com funcionários.

Instituído em julho de 2000, o Acessa São Paulo já chegou a 458 municípios do Estado, com atendimento de 36 milhões de pessoas.

Na região do Alto Tietê, o serviço é oferecido nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Em Mogi, serão duas unidades: além do prédio da rua Ipiranga, outra funcionará dentro do POUPATEMPO Regional, que será inaugurado no ano que vem. Este imóvel, no entanto, também será utilizado para a terceira unidade do Centro de Iniciação Profissional (CIP).

A proposta é de que o sobrado de mais de 1,8 mil metros quadrados de área tenha salas “ambiente” para cursos de capacitação para governantas (empregadas domésticas) e pedreiros (revestimento e acabamento).

Não há prazo para a inauguração dos serviços, uma vez que o projeto de adaptação e reforma do prédio continua na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.

A expectativa é de que o imóvel da rua Ipiranga esteja liberado para uso no segundo semestre deste ano.