Programa da Unesp ajuda a calcular oferta de ração

O Estado de S. Paulo

qua, 23/09/2009 - 8h25 | Do Portal do Governo

Pesquisa desenvolveu software que indica formulações para várias categorias de animais 

Pesquisadores do curso de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba (SP) desenvolveram um software que deve contribuir para o fornecimento de uma dieta animal mais equilibrada. O Programa Prático para Formulação de Rações (PPFR) é gratuito e calcula, por meio de planilhas eletrônicas, formulações de rações e de suplementos vitamínicos e minerais para diversas categorias de animais. 

“É um programa simples e versátil e pode ser usado em plantéis de frangos de corte, poedeiras, codornas, peixes, bovinos de leite e de corte, suínos, equinos e até coelhos”, diz o professor Manoel Garcia Neto, do departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal da Unesp. “É restrita a oferta de softwares livres direcionados à nutrição animal.” 

Como outros softwares de administração e gerenciamento agropecuário, o PPFR permite listar, introduzir, alterar e eliminar dados. Conforme a categoria animal, o programa avalia critérios como sexo, espécie ou raça, peso e ganho de peso diário, fase ou idade, produtividade e valor de mercado e fornece, por meio de gráficos, formulações balanceadas. “O software elabora uma dieta conforme cada situação. Em rebanhos leiteiros, por exemplo, ele calcula a diferença entre a ingestão de ração (custo) e a produção de leite (lucro). Se o preço do leite estiver baixo e o animal não estiver com boa produtividade, o programa indica dieta específica para essa situação.” 

Garcia Neto garante que o nível de detalhamento é imenso e dá condições de o produtor trabalhar com lucro máximo ou mínimo. “A correta formulação de dietas é extremamente importante no custo de produção e para o produtor que quer desempenho, uniformidade e produtividade.” 

O software, diz o professor, deve ser utilizado pelo médico veterinário ou zootecnista da propriedade. “Só um profissional pode recomendar a dieta baseada nas informações do programa com segurança.” O programa pode ser baixado no endereço www.foa.unesp.br/downloads/categoria.asp?CatCod=4&SubCatCod=138.